hellocidades

A paixão da fotografia através dos smartphones


Escrito por Motorola

Não é raro encontrarmos alguém que iniciou o seu trajeto na fotografia através dos smartphones. Cada vez mais essa ferramenta está inserida na vida das pessoas, trazendo inovações e criando novas formas de interação com o mundo. Essa popularização da fotografia é um fenômeno recente que se tornou a marca registrada da nossa época.

Para refletir sobre esse tema, nós do Hello Moto conversamos com a Marisa Aparecida Souza, que trabalha com fotografia mobile, e seu marido, Paulo Leandro Junior, que é motorista e também registra o mundo com seu smartphone.  

Legenda: Foto capturada e editada no moto z, por Marisa Aparecida

Marisa estudou fotografia em 2013, guiada pela paixão por essa arte. Começou com uma câmera DLSR e depois passou para outras plataformas, como tablets e smartphones. Em 2014 optou definitivamente pelo aparelho mobile e hoje trabalha como fotógrafa utilizando apenas essa ferramenta. “No smartphone chego mais próximo da realidade do que vejo, fora a praticidade e o tempo para capturar o que meu olhar percebe é mais rápido”, segundo Marisa.

Legenda: Foto capturada e editada no moto z, por Marisa Aparecida

A qualidade das imagens não ficam para trás das tiradas com uma câmera profissional, tanto que Marisa participou de diversos concursos no Brasil. Ela já concorreu para o Prêmio Brasil de Fotografia, Paraty em Foco e seu trabalhos serão divulgados ainda este ano na revista digital NoMirrorMag e na impressa PBMAG, apresentando fotos tiradas apenas com seu smartphone. “Quando me inscrevi nos concursos este ano, quis mostrar que a fotografia nos dispositivos móveis merecem respeito e valor da mesma forma das que são clicadas com câmeras. São trabalhos sérios, não só lazer”, revela. “Com os smartphones, se você souber utilizar todas as funções que estão neles, atingiremos imagens com muita qualidade.”

Legenda: Foto capturada e editada no moto z, por Marisa Aparecida

O marido de Marisa, Paulo, teve uma experiência diferente e desde o início fazia suas capturas com smartphones e tablets. “Há dez anos atrás comprei meu primeiro equipamento e descobri que podia fazer fotos de qualidade sem precisar de uma câmera. O meu olhar fotográfico sempre foi com equipamentos digitais, tablets e smartphones. Ele já nasceu transformado, e com a tecnologia que avança velozmente a transformação é contínua.”

Legenda: Foto capturada e editada com moto g⁴ plus, por Paulo Leandro

Sobre o potencial dos aparelhos na hora de produzir fotos de alta qualidade, ele declara: “Conheço muitos fotógrafos profissionais que hoje já se valem dos dois equipamentos, câmeras profissionais e smartphones para seus trabalhos diários. E não são raros os que praticamente abandonaram as câmeras”.

O diferencial dos smartphones é possibilitar que as fotografias com qualidade profissional não fiquem restritas às grandes exposições e mostras fotográficas, mas possam fazer parte do cotidiano das pessoas, segundo Paulo. “Diariamente ando pelas ruas de São Paulo com meu Smartphone, um moto g⁴ plus, que está sempre à mão, pronto para muitos clicks, e, como se não bastasse, ao sair do cotidiano esses clicks são triplicados.”

Legenda: Foto capturada e editada com moto g⁴ plus, por Paulo Leandro

A aproximação com o mundo da fotografia através dos smartphone oferece às pessoas uma forma de se expressar, capturando e imprimindo as perspectivas de cada um em imagem. “A fotografia é a melhor e mais completa forma de me expressar. É poesia congelada é sentimento guardado no tempo. Emoções eternizadas. Minha realização pessoal, aliás as pessoas que conheço já me veem nela” segundo Marisa.


Lgenda: Foto capturada e editada no moto z, por Marisa Aparecida

Quer saber mais sobre fotografia com smartphones? Não perca as oficinas de fotografia que vão rolar na Casa #hellocidades!

POSTS RELACIONADOS