hellocidades hellorecife

Conheça o poke havaiano e outras modas gastronômicas internacionais que fazem sucesso no Recife


Escrito por Abril BrandedContent
Foto: Natália Dantas. Legenda: Típica comida de rua no Caribe, a arepa ganha sabores sofisticados.

Provar uma comida diferente pela primeira vez é sempre uma experiência interessante. Ainda mais quando o prato traz, entre seus ingredientes, marcas culturais de um povo ou de uma região distante ou desconhecida. Vira e mexe, surge uma nova moda gastronômica internacional, que chega aos nossos pratos com uma pitada de tempero brasileiro e logo vira assunto nas nossas redes sociais. Desta vez, quem está no topo da onda é o poke. Com ares praieiros, o prato típico havaiano é uma das tendências gastronômicas de 2017 e já caminha para a sua segunda temporada no verão 2018.

A receita leva peixe cru cortado em cubos, servido em uma tigela, acompanhado de arroz ou folhas e molhos. Os toppings variam ao gosto do cliente. Há versões com frutas, castanhas, verduras e especiarias. Democrático, já foi até adaptado ao gosto dos que não são fãs de peixes crus e dos vegetarianos, nas versões com outras carnes ou sem a proteína animal.

Apesar de já ter desembarcado em outros portos há alguns meses, o poke chegou ao Recife no segundo semestre de 2017, como mais uma opção de comida leve e fresca. Como o calor da cidade deve ficar mais intenso com o fim do ano e a chegada do verão, a aposta nesse prato é certeira. Conhecer o poke recifense — meio brasileiro, meio havaiano — é uma maneira inusitada e deliciosa de explorar a cena gastronômica local.

Mas não é só o Havaí que lança moda na capital pernambucana. Quem curte aventuras gastronômicas diferentes pode aproveitar a oportunidade para conhecer outros pratos típicos da culinária internacional que já aportaram por aqui. Você pode se surpreender com esses sabores sem precisar sair da cidade. Confira alguns estabelecimentos que oferecem tais experiências e deixam o Recife mais gostoso.

Lono Hawaiian Food

Foto: Divulgação. Legenda: A kanoa é um destaque entre as opções de entrada do restaurante.

Pioneiro no Recife, o Lono Hawaiian Food, especializado em pokes e na cozinha havaiana, foi inaugurado no fim de julho, no bairro das Graças, Zona Norte do Recife. As entradas, os pratos e as sobremesas do Lono têm nomes que remetem à ilha norte-americana, como é o caso do poke Mai Tai: cubos de salmão marinado, arroz gohan, molho chilli, manga, amendoim, mix de gergelim e cebolinha. Para a entrada, a dica é a Kanoa — massa folhada crocante, com tartar de atum ou salmão, finalizada com detalhe de manga e abacate. O sorvete Haupa, de coco, com pedaços de abacaxi caramelizado e raspas de coco queimado, arremata a experiência. Navegar pelo Instagram do restaurante é garantia de água na boca. É para comer tudo sob a benção de Lono, deus da terra, agricultura e fertilidade na mitologia havaiana.

Rua Antônio Novais, 192 D, Graças

Horários: Terça a quinta, das 17h às 22h30 | Sexta e sábado, das 17h às 23h30 | Domingo, das 17h às 22h30

Telefone: (81) 3019-1809

The Poke Bowl

Foto: Andrea Rego Barros. Legenda: No Poke Bowl, cada cliente pode montar sua tigela com os ingredientes que preferir.

Inaugurado no início de agosto de 2017, na praça de alimentação do Paço Alfândega, no bairro do Recife, zona Leste, o The Poke Bowl é uma das novidades desse shopping. A aposta nos pokes é do casal Lucio Morais e Luciana Neiva, que investem em marinações perfeitas, arroz soltinho e ingredientes selecionados e orgânicos. Lá, os pokes podem ser montados ou escolhidos em receitas já prontas. Entre as opções, o Ahi Poke Clássico traz atum marinado, acompanhado de arroz japonês temperado, cebolinha, cebola roxa, gergelim, abacate, nori e massa crocante. Para a sobremesa, a Verrine Havaiana adoça o paladar com uma mistura de abacaxi em compota com creme de coco e crumble de amendoim. A loja do Recife é a primeira, mas a franquia vai crescer: em setembro abre no Shopping Boulevard, em Brasília, e, em seguida, inaugura no Shopping Frei Caneca, em São Paulo.

Shopping Paço Alfândega – Rua da Alfândega, 35, Bairro do Recife

Horário: De segunda a domingo, das 10h às 22h

Arepas y Del Caribe

Foto: Natália Dantas. Legenda: Típica comida de rua no Caribe, a arepa ganha sabores sofisticados.

O Arepas y Del Caribe traz a cozinha venezuelana e caribenha para uma simpática casa no Pina, Zona Sul do Recife. Com proposta simples, o estabelecimento funciona na área externa da residência do casal de venezuelanos Isaura Rangel e Silvestre Jimenez, refrescado pela brisa da praia de Boa Viagem.

Da cozinha, tocada por Isaura e pela amiga e também chef Mary Flores, saem as clássicas arepas venezuelanas — feitas em massa de milho frita e recheada —, empanadas, hambúrgueres e pasapalos (petiscos). Tudo com muita banana da terra, abacate e outros ingredientes típicos da culinária dessa região. A arepa Reina Pepiada é famosa na Venezuela. É servida com frango, abacate e maionese. Para a entrada, a dica são os tostones — chips de banana verde fritos, acompanhados de salada de repolho roxo e molho de pimentões, além de um segundo molho à base de cebolinha, que dá o toque especial. Tudo isso pode ser degustado entre mojitos, cubas libres e um jogo de dominó que está sempre à disposição dos clientes. Tente resistir aos pratos que o restaurante posta no Instagram.

Rua Vicência, 50, Pina

Horário: Quarta a segunda, das 12h às 22h

Telefone: (81) 3019-0673

Em Cima Gin Bar

Foto: André Soares. Legenda: O London Dry leva fatias de maçã, água tônica e canela queimada.

Depois de tantas opções de comida, nada como fechar o dia com um drink, certo? O Em Cima Gin Bar, em funcionamento desde junho de 2017, fica exatamente em cima do Restaurante Mingus, no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. A ideia do empresário Emerson Pires foi trazer para o Recife o primeiro Gin Club do Nordeste, especializado na bebida inglesa.

A carta, com 25 combinações nas quais o gim é a estrela, foi elaborada pelo mixologista João Morandi. Entre as opções, o London Fog traz o gim acompanhado de água tônica, fatias de maçã verde e vermelha com notas de limão siciliano e canela em casca. Já o B&T Little Italy apresenta o gim com água tônica, tomates cereja, uvas crimson, manjericão e vermute rosso, numa opção mais temperada. Cheers!

Rua do Atlântico, 102, Boa Viagem – Recife

Horário: Terça a sexta, a partir das 18h | Sábado, a partir das 19h | Domingo, a partir das 17h

Telefone: (81) 3132-6040

POSTS RELACIONADOS

hellocidades
hellobh

Espaços coletivos de BH fortalecem empreendedorismo local promovem eventos abertos ao público