#hellocidades
hellosãopaulo

Hambúrguer do bem


Escrito por Motorola

Confira a nossa entrevista com os proprietários do Holy Burger.

200 hambúrgueres vendidos por domingo na porta da igreja, 600 na primeira feira gastronômica, 3 sócios, 2 projetos sociais e 15 meses de endereço fixo. Os números do Holy Burger impressionam, mas foi a história por trás de todos esses dados que nos surpreendeu.

Filipe Fernandes, Gabriel Prieto e Marcus Vinicius são os responsáveis pela hamburgueria, que começou de maneira despretensiosa, com o objetivo de arrecadar fundos para uma viagem missionária ao Peru. Cristãos, os donos vendiam seus hambúrgueres na porta da igreja aos domingos. Com o sucesso do projeto, eles passaram a produzir para feirinhas gastronômicas pela cidade, como a Panela na Rua, que acontece na Praça Benedito Calixto, por exemplo.

O ponto físico do Holy Burger virou realidade em dezembro de 2014, em um formato que os donos definem como empreendedorismo social. Isso porque os lucros do negócio ajudam a manter dois projetos sociais: o Extreme Impact, que já existe há 11 anos, e a escolinha Um Novo Tempo, que existe há 6 anos e oferece aulas de futebol, balé e circo para crianças e adolescentes.

Um dos jovens que tiveram a vida transformada pelo programa da escola foi Janderson Oliveira. Quando ultrapassou a idade máxima contemplada pelo projeto, ele foi convidado a ajudar na cozinha, ainda na fase informal, para fazer os hambúrgueres. Anos depois, ele continua por lá e, na tarde em que visitamos a casa, foi o responsável por nos mostrar os bastidores da hamburgueria! Mas agora o trabalho de Janderson – ou Jan, como é chamado – vai além de encontrar o ponto certo da carne: ele criou o desenho das camisetas oficiais da hamburgueria. Talento puro!

Janderson Oliveira veste a camiseta de criação própria.

A paixão pela gastronomia urbana e a vasta experiência dos sócios em restaurantes e hamburguerias pelo Brasil e pelo mundo também foram fatores de peso para o sucesso do projeto. O cardápio enxuto, com apenas 7 receitas de hambúrguer (incluindo uma opção vegetariana), deu mais do que certo, e vai na contramão das hamburguerias gourmets de São Paulo, que nem sempre são sinônimo de alta qualidade ou cuidado com os clientes.

Para Filipe Fernandes, “tem que ter carinho. Se você vai fazer por dinheiro, talvez não ofereça um produto tão legal. Se for só pela oportunidade do negócio, você acaba enchendo o mercado do mesmo”. O sócio Gabriel Prieto completa: “Nós não somos uma hamburgueria gourmet. Nós somos uma hamburgueria que serve um bom hambúrguer. Pelo menos, eu acho”, brinca. A gente também acha. 😉

No vídeo acima você confere nosso papo completo com a dupla de proprietários – faltou só Marcus Vinicius, que não pôde estar presente no dia. Quer descobrir o segredo por trás dos sanduíches de dar água na boca do Holy Burger? É só dar play!

POSTS RELACIONADOS

#hellocidades
hellorio

Mar adentro: cariocas se aventuram em stand up paddle de longa distância