hellocidades

Hello Talks na Casa #hellocidades


Escrito por Motorola

A Casa #hellocidades está prestes a abrir suas portas para todo mundo que quiser curtir o espaço, entrar em contato o mundo da fotografia, das artes urbanas, da tecnologia, da música e, claro, aprender com alguns dos profissionais mais feras do Brasil.

Uma das atividades que vai rolar na Casa são os Hello Talks, encontros em que convidados muito especiais falarão sobre diferentes aspectos do trabalho fotográfico e, também, sobre arte urbana e empreendedorismo social. E nós aqui do Hello Moto trouxemos para você toda a programação desses eventos em detalhes. Confira aqui o que vai rolar e também como participar!

Neste Hello Talk os dois jornalistas fundadores do Liquid Media Laab, André Deak e Felipe Lavignatti, conversarão com Baixo Ribeiro sobre plataformas digitais que usam tecnologias de georreferenciamento para melhorar a experiência das pessoas com a cidade. Felipe, criador do Mapa Fora do Museu,  vai falar sobre a ferramenta que apresenta para as pessoas a arte que está nas ruas, em monumentos, estátuas grafitti e outras. Já Deak destacará o Mapas Afetivos, uma ferramenta que traz depoimentos de pessoas sobre as cidades, construindo, a partir da memória dos lugares (apresentadas em vídeos 360 e realidade virtual) novas narrativas urbanas. Tudo isso mediado por Baixo Ribeiro, idealizador do Choque Cultural e um dos maiores promotores da arte urbana brasileira no país e no mundo.

Desde o início desse ano, a Motorola tornou-se mantenedora do Instituto Criar. Idealizado em 2003 pelo apresentador de TV Luciano Huck, o instituto promove o desenvolvimento profissional, sociocultural e pessoal dos jovens de 17 a 20 anos das periferias da capital paulista e de Osasco, na Grande São Paulo. Os participantes do instituto tem a possibilidade de escolher especialização em fotografia e outros quatro núcleos: produção, arte, som e pós produção. O talk irá abordar temas como o mercado audiovisual, e a parceria entre a Motorola com o Instituto Criar. Mediado por Bruno Couto, Head de Marketing Brasil da Motorola e Luiz Alfaya, Superintendente do Instituto Criar, eles falarão sobre como esta parceria contribuirá na formação desses jovens.

 

Mediados pelo jornalista e pensador afetivo Jackson Araujo, os convidados do Talk vão falar de suas experiências pessoais e profissionais em arqueologia urbana e reocupação da cidades. Também conversarão sobre soluções para que áreas degradadas da cidade possam ganhar nova vida por meio do entretenimento e da cultura. Farão parte desse encontro Carolina Bueno, arquiteta, urbanista, sócia do escritório TryptiqueClaudio Bueno, criador do coletivo Intervalo Escola, que faz ocupações culturais na periferia, e eco-criador das plataformas Explode!, Claudia Assef, escritora, especialista em música eletrônica e Facundo Guerra, arqueólogo urbano e empresário do entretenimento.

A fotografia tem se destacado como uma expressão artística de signos e mensagens fortes. Para conversar sobre fotografia e o mercado de arte, nesse Hello Talk teremos Alex Bueno de Morais, que fundou a 1500, uma empresa de produção e gestão de fotos e fotógrafos brasileiros. Em 2010, ele e o sócio abriram uma galeria de Arte em Nova York, a 1500 Galery. Já em 2014, na Favela Babilônia no Rio de Janeiro, uma filial da 1500 Galery nasceu com o propósito de trazer trabalhos de fotógrafos de fora para cá. Ele vai contar um pouco sobre como a fotografia tem se tornado objeto de desejo no mercado das artes.

Neste Hello Talks Rogério Assis vai promover um debate extremamente atual, que trata da relação entre fotografia e ativismo, discutindo a função do fotógrafo na sociedade contemporânea. Para isso, Rogério partirá de sua vasta experiência pessoal, que inclui quase 30 anos de trabalho documentando etnias indígenas e a Amazônia e uma colaboração próxima com as ongs Greenpeace e Instituto Socioambiental (ISA).

Rodrigo e Tec são dois artistas que usam a tecnologia em propostas artísticas inovadoras. Rodrigo Araújo é membro do Coletivo BijaRi e usa a projeção mapeada como técnica de preferência, já tendo executado seu trabalho em pontos como Masp e Sala São Paulo. Já Tec navega entre várias mídias, do canvas ao grafitti e também às intervenções urbanas com drones. Os dois discutirão neste Hello Talk suas propostas e percepções da cultura urbana, mediados por Baixo Ribeiro, promotor cultural criador da Choque Cultural, que dispensa apresentações.

Neste talk especial, Eduardo Lyra, fundador do Gerando Falcoes, ONG que, por meio de mais de 20 projetos, atua gerando formação e, consequentemente, renda para cerca de 1200 famílias na sua comunidade. Nesse talk ele aborda sua trajetória de vida e fala junto com Bruno Couto, Head of Marketing da Motorola Brasil, sobre a parceria com a Motorola/EstudioMoto. Lemaestro conta um pouco mais do processo de criação do Estúdio Moto e também como funciona a escolha dos artistas que participam do projeto. Não dá pra perder! Após o talk, cada artista da Gerando Falcões apresentará uma música do seu álbum para o público presente.

A programação dos Hello Talks está muito variada e perfeita para quem quer mergulhar em várias vertentes da experiência fotográfica, da arte e da cultura. Para participar, basta se inscrever no link.

Para saber mais sobre a Casa #hellocidades, clique aqui. E se quiser, fique por dentro do que vai rolar nas oficinas, leitura de portfólio e como se inscrever nas atividades.

Casa #hellocidades fica na Rua Fidalga, 184, Vila Madalena, São Paulo.

POSTS RELACIONADOS

hellocidades
hellorio

365 dias de Carnaval: saiba como curtir a festa o ano todo