hellocidades esporte

O homem de ferro argentino


Escrito por Motorola

No último dia 27 de agosto, a Motorola foi uma das patrocinadoras da competição Long Distance BR101 Ubatuba 2017, no litoral norte de São Paulo. A disputa era da modalidade triatlo, que une a prática de três esportes – natação, ciclismo e corrida – em um único torneio. E não é um triatlo normal, mas na categoria Long Distance, que soma 1,9 km de natação, 90 km de bike e 21 km de corrida. Ufa! Quem cruzou a linha de chegada em primeiro lugar foi o argentino Oscar Galindez, famoso no meio do esporte. Com 46 anos, há 31 Galindez pratica triatlo de forma ininterrupta e é o atleta oficial da Motorola Argentina.

Ele é considerado praticamente uma lenda viva no mundo dos esportes, pelo tempo de carreira. Mas o começo da sua vida esportiva não teve muito a ver com o triatlo. “Fui pioneiro, comecei a praticar triatlo em 1986. Na época, o triatlo começava a aparecer desse lado da terra. Eu praticava basquete, então vi um programa de TV na Argentina sobre o Ironman do Hawai e me empolguei. Minha primeira prova de triatlo foi no dia 08/11/1986, numa cidade interior do estado de Córdoba na Argentina, onde fui quarto colocado com 16 anos. “

Não há dúvidas de que a carreira de Oscar é brilhante. Para isso, no entanto, é preciso investir nos treinos que costumam ser bem puxados. “Eu treino sete dias da semana, mas a quantidade de horas depende do treino. Tem dias que são até oito horas, mas outros dias são de uma hora. “

Mesmo morando no Brasil desde a década de 1990, seus treinos não acontecem apenas aqui, são divididos. “Meus treinos acontecem na região da baixada santista, porém não fico sempre por ali treinando, já que sinto necessidade de mudar para lugares com melhor estrutura e segurança. Também passo grande parte do tempo treinando na minha cidade natal, Córdoba, na Argentina”. 

Muitos acreditam que o smartphone atrapalha na hora dos treinos, mas Oscar acredita que ele pode ser uma ferramenta de grande ajuda para a prática. “O esporte me desconecta da loucura da cidade. Quando estou treinando, seja ciclismo, corrida ou nadando, me sinto livre. O smartphone faz parte do equipamento dos treinos e, lógico, ele te auxilia em alguma emergência. Ele é uma ferramenta para eternizar momentos legais do treino, seja tirando foto ou fazendo vídeos. O meu moto z2 play sempre me acompanha nos treinos.”

Apesar de aquela rixa antiga entre brasileiros e argentinos, Galindez é um exemplo de como a mistura entre esses dois países deu mais do que certo, representando a continuidade de um sonho. “O Brasil representou, na década de 1990, a continuidade da minha carreira esportiva. Pelos patrocínios que tinha naquela época no país, eu e a minha família fomos ficando por aqui. Hoje tenho três filhos, dos quais dois nasceram no Brasil. Além do mais, a minha marca de roupa, a OG Design, é confeccionada 100% no Brasil”.

A paixão pelo triatlo não parou com Oscar, está chegando à nova geração. Seu filho mais velho, Thomas Galindez, de 21 anos, está seguindo os passos do pai no triatlo e já participou de diversas competições. Fica claro como Oscar fica contente em ver seu filho no meio esportivo. “É muito legal! O esporte ensina os verdadeiros valores da vida, esforço, trabalho sério, disciplina, comprometimento com o objetivo e o ideal. Isso vai muito além de um simples resultado da prova. “

Pode parecer, em um primeiro momento, que Galindez é três em um só: ciclista, nadador e corredor. Mas ele não é considerado o homem de ferro latino “apenas” por ser triatleta, o que o torna grande mesmo é não desistir daquilo que acredita, mesmo diante as dificuldades. E se o esporte é transformador? Bom… “Quem não acredita é porque não tentou entrar no esporte.”

POSTS RELACIONADOS

hellocidades
hellobh

Época de ensaios: mulheres se preparam para ocupar o carnaval

motostyle
social

São Paulo e Rio de Janeiro: programação 24h

hellocidades
hellobh

Espaços coletivos de BH fortalecem empreendedorismo local promovem eventos abertos ao público