hellocidades música

Seguindo as batidas de cada cidade


Escrito por Motorola

Se cada cidade tem um ritmo diferente, será que podemos pensar que cada uma delas também tem sua própria trilha musical? De Norte a Sul do Brasil, diferentes batidas e cadências fazem sucesso, fazendo também as pessoas se sentirem mais conectadas com o seu lugar.

Pensando no poder de conexão da música com a cidade, a Motorola convidou o Spotify a indicar curadores para montar playlists que são a cara da cidade deles, baseada também nas listas de mais ouvidas do serviço. E a gente, que não gosta de perder nada, foi conhecê-los e trazer essas playlists com o ritmo de cada capital para você. Aumenta o som!

Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa sempre foi famosa pelos ritmos sincopados. Um exemplo disso é o samba, que conquistou o mundo no século passado e, hoje, o funk carioca vem ocupando cada vez mais espaço no mercado musical. Mas a cidade não é apenas samba, pagode e funk. O rap, MPB e house music sacodem a capital carioca. Há DJs que misturam esses ritmos e dão um novo olhar musical sobre a cidade.

A curadora e também DJ Tamy Reis fala como fez essa mistura dar certo em uma playlist. “Acredito muito na mistura que o Rio de Janeiro é e ferve. Apesar de o samba e o funk serem os ritmos que regem a cidade, o carioca é uma caixinha de surpresa e acaba consumindo todas as vertentes. Na minha playlist, eu pensei muito nessa questão da mistura que somos e selecionei um projeto de house, alguns artistas da vertente da MPB , rap, o samba pop que foge do samba de raiz . Acredito que pintei bem o quadro sonoro do Rio desse momento”.

Ouça a PLAYLIST do Rio

São Paulo

Um lugar com uma diversidade cultural tão grande como São Paulo não poderia perder essa característica em relação à música. Vai do funk ao hip hop, bailes de samba ou black soul, música eletrônica ou o clássico indie, do metal ao punk e, se quiser, tem reggae também. A mistura de rap e funk levantou bandeiras contra objetificação e sexismo no meio musical e, cada dia mais, tem feito sucesso.

Pensando nessa multiplicidade da capital paulista, a jornalista Kátia Abreu conta como fez essa diversidade funcionar em forma de playlist.”Foi bem interessante pensar em uma playlist sobre São Paulo para o HelloCidades refletindo toda a diversidade que ela abriga. Tentei trazer para a seleção um pouco do que é ouvido pela galera em rolês que vão dos batidões da periferia às pistinhas underground e fiquei bem feliz de alinhar artistas como MC Bin Laden e Luiza Lian em um convite a quem quiser conhecer melhor os sons da capital paulista.”

Confira a PLAYLIST de São Paulo

Belo Horizonte

A capital mineirinha viveu nessa última década uma explosão cultural que transformou a maneira de se produzir música por lá. O carnaval de rua explodiu, duelos de MCs acontecem a todo momento na cidade, os moldes tradicionais da cultura local foram revistos e, hoje, a música mineira está se transformando. Diversos artistas estão indo pelo rico caminho da experimentação, e os estilos estão se diversificando. A playlist de BH possui músicas de sucesso nacional, mas traz algumas novidades e convida você a fazer uma viagem por essa cidade abençoada pelos vales das Minas Gerais.

O curador Guto Borges fala conta um pouco mais sobre a playlist que ele fez. “Contrariando os ares amenos que marcam comumente a imaginação em torno das terras mineiras é interessante notar a diversidade e a intensidade da música produzida na cidade hoje. A última década foi importante para fazer emergir culturalmente várias Belo Horizontes, seja na imagem de uma cidade de acento negro, das suas várias periferias, da música de carnaval ou uma cidade bastante atenta a estéticas universais. A playlist é uma tentativa de fazer ecoar um poucos desses sons.”

Aumente o som e ouça PLAYLIST de BH!

Recife

Com um caldeirão de diversidade, Recife traz desde percussão, blocos de carnaval, vanguarda pop e até o brega romântico no meio musical. Pensando nisso, o curador Patricktor4 trouxe um pouco dessa pluralidade por meio das músicas e nos lembra da alegria que é a capital pernambucana. “Pra mim foi um imenso prazer ter sido convidado a fazer essa lista. Tenho uma imensa apreciação pela música e a cultura de Pernambuco, sua variedade e diversidade, e foi justamente o desafio de garantir esta pluralidade que a parte mais bacana desta brincadeira.”

Se jogue na PLAYLIST de Recife!

Porto Alegre

Nem só de rock vive a cidade gaúcha. Ela também tem um ar de jazz, afrobeat, música eletrônica, rap e até folk. Nessa playlist, você se conecta com essas músicas e sente um outro lado de Porto Alegre. Nathalia Padua, nossa curadora da capital gaúcha, dá o seu recado: “Desde que o rock gaúcho estourou nos anos 1980, Porto Alegre é lembrada pelo ritmo. E é verdade, fica difícil encontrar um gaúcho que não saiba cantar pelo menos o refrão de “Amigo Punk” ou que não conheça nenhuma música da clássica TNT. Com a curadoria dessa playlist, quis balancear esse ritmo tão tradicional pra quem é daqui com o que a cidade vem produzindo atualmente. As cenas independente, eletrônica e do rap só dão bons frutos e crescem na cidade e também ganharam espaço na seleção.”

Ouça a PLAYLIST de Porto Alegre!

Então escolha a sua cidade, solte o play, conecte-se com o espaço e sinta a batida que cada lugar pode te fazer sentir!

POSTS RELACIONADOS

Moto Gamepad: transforme seu celular em um console portátil

hellocidades
hellobh

Lá da Favelinha: projeto social faz conexão do morro ao asfalto e amplia as perspectivas de comunidade