hellocidades

Transforme fotos em objetos de arte com Clicio Barroso


Escrito por Motorola

No último dia 9 de novembro, a Casa #hellocidades recebeu mais uma oficina sensacional. Clicio Barroso, fotógrafo e impressor fineart com mais de quarenta anos de experiência, contou tudo sobre como usar o seu Motorola como uma ferramenta de criação artística. Os resultados podem ser expostos em qualquer tipo de ambiente: desde a sua casa galerias e museus. Para quem se interessa por arte e novos formatos principalmente, segue a cobertura que fizemos especialmente para você.

Para começar, é importante entender que a impressão fineart (de belas-artes, em uma tradução livre para o português). Esse é um processo que imprime fotos em papéis especiais, com tintas minerais e suportes nobres, fazendo com que ela permaneça perfeita, sem descolorir ou ondular, por até 200 anos. Ou seja, é um processo que transforma a sua foto em um verdadeiro objeto de arte.

O Clicio é um dos mais reconhecidos impressores de fineart que existem no Brasil e sabe todos os truques para garantir a melhor qualidade na impressão das suas fotografias. Para começar, ele nos contou várias coisas legais. Por exemplo, se você quiser imprimir uma foto em tamanho grande, é melhor fugir dos jpegs.

Para isso, é bom usar um aplicativo especialmente desenvolvido para fotógrafos, que não otimiza as fotos para serem visualizadas apenas na tela, mas simula a captura de uma câmera fotográfica tradicional. O lightroom cc é o mais conhecido desses aplicativos. Ele capta a imagem RAW (bruta, como nas câmeras) em um formato muito conhecido pelos profissionais da fotografia, o DNG. A vantagem de usar esse app é que a foto não é comprimida e usa uma paleta de cores mais ampla, garantindo mais tons, texturas e definição. Além disso, o formato também garante uma impressão em tamanhos maiores, dependendo apenas da quantidade de pixels da sua câmera.

Ficou interessado em tirar fotos que possam virar pôsteres, quadros e até painéis artísticos? Então venha com a gente aprender a usar o lightroom cc, que é bem simples.

Primeiro, baixe e instale o aplicativo clicando no link acima.

Então abra o aplicativo e clique na câmera no canto inferior direito.fineartGIF01---camera.gifGaranta as permissões para acesso ao seu Motorola, álbuns e câmera.fineartGIF02---permissoes.gifTire sua foto, clicando no ponto azul.fineartGIF03---tire-a-foto.gifVolte à primeira página, e clique em “Tudo”.fineartGIF04---clique-em-tudo.gifSelecione a foto desejada, clique nos três pontinhos no canto superior direito e selecione “Salva no dispositivo”.fineartGIF05---salva-no-dispositivo.gifPronto! Você tem uma foto no formato perfeito para imprimir como uma obra de arte!

Alguns detalhes importantes são: não exporte ou corte a foto usando o aplicativo no celular. A partir do momento que ela for modificada, ela deixa de ser RAW e é comprimida. Se você desejar mexer na imagem posteriormente, cortando ou editando, vá ao Google Fotos diretamente do seu computador e abra com um editor que aceite a extensão DNG. Agora, se você deseja imprimir o arquivo como está, é só baixar diretamente do seu Motorola e levar a um impressor de fotografias, escolher papel e suporte e ver sua criatividade brilhar como um quadro.

Se você quiser saber mais o que rolou na oficina de Clicio Barroso, assista ao vídeo abaixo.

POSTS RELACIONADOS

hellocidades
hellorio

Do box à praia: treinos de Crossfit se espalham pelo Rio de Janeiro