experiênciasmoto

Um dia inteiro carregado


Escrito por Motorola

O desafio de verão proposto pela Comunidade Motorola continua. E, resolvidas as preocupações envolvendo água e visualização da tela do celular, o importante agora é saber se o seu aparelho vai ter carga suficiente para aguentar um dia inteiro.

Aqui na Comunidade Motorola você já consegue conferir uma matéria bem legal sobre como carregar o seu celular para ter bateria por mais tempo, mas desta vez a nossa intenção é explicar como escolher o smartphone correto para o seu perfil de usuário e formas de otimizar o uso dele.

 

O tamanho da bateria

Os celulares da linha Moto possuem uma bateria dimensionada para durar um dia inteiro*, suficiente para a maioria dos usuários em condições normais de uso. Porque, na verdade, o tamanho da bateria não terá um grande impacto para aqueles que usam o smartphone para checar as redes sociais de vez em quando, ou responder mensagens, por exemplo.

Se você, porém, fica com diversos aplicativos ligados o tempo inteiro, é fã de jogos online ou mantém a tela acesa, na hora de escolher o seu smartphone, fique atento à capacidade e duração da bateria.

Smartphones como o Moto Maxx, o Moto X Play e o Moto X Force foram projetados com uma bateria preparada para durar mais do que 24 horas. Por isso eles têm maior capacidade de armazenamento de energia, ou seja, um número maior de miliampères-hora (mAh – unidade de medida da bateria). O bom é que essa bateria maior não impacta o tamanho do aparelho.

 

Aplicativos e o impacto na bateria

Vários fatores têm influência na duração da bateria, como tamanho e resolução da tela e tipo de processador. Por isso, a combinação de recursos dentro do smartphone, como um processador e tela de última geração, e um sistema operacional otimizado  combinados à forma como eles são executados, é que vai garantir à bateria mais tempo carregada. Por exemplo, uma bateria de 3.000 mAh não necessariamente vai garantir mais horas de uso do que uma bateria de 2.700 mAh.

Também é legal ficar atento aos aplicativos que mais consomem carga, pois eles podem reduzir o tempo de duração da sua bateria. A AVG, criadora de antivírus e referência no mercado de tecnologia, lançou neste ano um relatório de desempenho de aplicativos do sistema operacional Android, analisando três pontos: consumo de bateria, espaço de armazenamento e consumo de dados. Seja rodando em segundo plano ou utilizados pelo usuário.

Na lista dos apps de uso geral, quem ocupa o primeiro lugar em consumo de bateria, e de início automático, é o Facebook. A rede social executa um “serviço” em segundo plano, que começa ao ligar o celular e não para mais. Claro que para os mais conectados é realmente impossível ficar longe, mas é sempre bom saber que quando a carga está acabando existem alguns aplicativos que não vão ajudar a poupá-la.

Uma dica do próprio Facebook para os usuários de Android é utilizar a versão “Lite” do aplicativo. Esta versão gasta menos bateria e economiza na hora de consumir o pacote de dados. (Foto divulgação/Facebook)

Na mesma lista, outros aplicativos populares figuram entre os dez que mais consomem a bateria:

⦁    Waze, aplicativo de geolocalização;

⦁    WhatsApp, aplicativo de mensagens instantâneas.

Já entre os aplicativos iniciados pelo próprio usuário, entre os dez apps que mais consomem a bateria do seu smartphone, o destaque vai para o Spotify, streaming de música.

A pesquisa completa você confere clicando aqui.

E tem como amenizar o impacto na bateria?

Os smartphones foram feitos para acompanhar as rotinas agitadas dos usuários e deixá-los aproveitar ao máximo os recursos presentes dentro dos seus gadgets. É claro que, dessa forma, será preciso recarregá-los mais vezes ou escolher um aparelho com maior capacidade de armazenamento de carga, como já mencionado.

E existem alguns acessórios que podem ajudar nessas horas. Um deles é o carregador TurboPower™ – caso você opte por um smartphone compatível, você poderá ter horas de carga em poucos minutos; outro é o carregador veicular enquanto se usa o app no carro, para amenizar o impacto de aplicativos de geolocalização, como o Waze – superúteis, mas que consomem mais a carga da bateria.

De olho no comportamento do seu smartphone

Agora você sabe que não são esses os únicos aplicativos utilizados e nunca de uma só vez, não é mesmo? Quando você abre um app que demanda muito processamento ou diversos apps e os usa ao mesmo tempo, o sistema do celular se adapta para deixar com que todos funcionem o melhor possível, e essa é a principal causa para o aquecimento dos smartphones. Então fique tranquilo caso o seu celular esteja um pouco mais quente enquanto você joga algum game durante a carga, ou está com outros aplicativos abertos executando diversas funções; esse aquecimento é, sim, normal.

Pronto para curtir bons momentos ao lado do seu smartphone nessas férias? Compartilhe com a gente esses bons momentos pelo e-mail [email protected] ou usando a hashtag #motofoto. Nós também queremos fazer parte desses momentos cheios de energia. 🙂

*Todas as informações referentes à duração da bateria são aproximadas e se baseiam em um perfil médio-padrão de uso misto. O perfil de uso misto se baseia em dispositivos Motorola, com um cartão SIM, nas principais redes 4G LTE com excelente cobertura e inclui tempos de uso e espera. Configurações-padrão de fábrica são aplicadas ao perfil misto para estimativa do desempenho da bateria. O desempenho real pode variar, dependendo de muitos fatores, incluindo intensidade do sinal, configuração da rede, idade da bateria, temperatura de operação, recursos selecionados, configurações do dispositivo, serviços de voz, dados e outros padrões de uso de aplicativos.

POSTS RELACIONADOS

motostyle
social

Hora da foto: 5 aplicativos para fotos para você arrasar