hellocidades hellorio

Zen e de bem com o Rio


Escrito por Abril BrandedContent

Cariocas recorrem a meditação e exercícios de respiração em busca de autoconhecimento e qualidade de vida na cidade

Foto: Daniel Souza/Acervo Pessoal. Legenda: Meditar perto da água traz relaxamento e concentração.

“Em uma grande cidade como o Rio [de Janeiro], parar uma hora do dia para esvaziar a mente e não pensar em nada além da própria respiração parece surreal, mas existe, funciona e transforma a vida”, garante o designer Luís Schwartz. Ele faz parte de um grupo cada vez maior de cariocas adeptos da meditação. Coletiva ou individual, a prática anda na contramão das grandes cidades e busca proporcionar melhor qualidade de vida para manter corpo e mente sãos.

Em uma metrópole cosmopolita e enorme, como o Rio de Janeiro, fugir da agitação tem tudo a ver com a proposta de #hellocidades, projeto da Motorola que propõe novas leituras das cidades do Brasil.

A ONG Arte de Viver, criada em 1981 pelo indiano Sri Sri Ravi Shankar, foi uma das pioneiras na implementação da meditação como filosofia de vida no Rio. Nas palavras de Sri Sri “A arte de viver está em viver o momento presente”, e é assim que os praticantes dos métodos trazidos por ele fazem.

Foto: Arte de Viver/Divulgação. Legenda: ONG Arte de Viver reuniu centenas de pessoas na orla do Rio de Janeiro no Dia Internacional da Yoga, em 21 de junho.

No formato que a organização propõe, existe um programa principal chamado “Happiness Program”, um intensivo para aprender as técnicas de respiração e ter o contato imersivo com a filosofia de vida proposta pelo fundador. Só na cidade do Rio são dez polos onde acontecem os cursos e as sessões: Barra, Botafogo, Tijuca, Glória, Leblon, Centro, Jacarepaguá, Ilha do Governador, Ipanema e Urca.

Mente e corpo sãos

A meditação traz inúmeros benefícios para a saúde. O principal é a redução da ansiedade e do estresse, mas há efeitos consequentes, como a melhora de dores crônicas, diminuição da frequência cardíaca e controle da pressão arterial, por exemplo.

A editora Daniela Vargas participou do programa do Arte de Viver há um ano e hoje faz parte do grupo de meditação que se reúne mensalmente na Glória. “Gosto de meditar com outras pessoas, apesar de ser algo muito pessoal. Nós nos ajudamos a refletir melhor sobre o tempo e sobre nossas ações”, diz Daniela. Ela conta também que tem o hábito de meditar em meio à natureza sempre que pode. “Cachoeira é meu lugar favorito. O barulho da água acalma totalmente”.

E com cenários tão bonitos, o Rio de Janeiro é mesmo o pano de fundo ideal para meditar. Existem diversos grupos de meditação pela cidade, que organizam encontros semanais e mensais, em várias faixas de horário.

Medita Rio

Centro de Meditação Kadampa Rio de Janeiro

Rua Real Grandeza, 82 – casa 01, Botafogo

Telefone: (21) 2527-9420 e (21) 98884-9420 (Oi)

http://www.meditario.org.br/

Grupo Boa Mente

Endereço:  Rua Nossa Senhora de Lourdes, 101 – Grajaú – RJ

Telefone: (21) 991769279 (Oi)

http://boamente.com/terapias-complementares/workshop/

ONG Arte de Viver

Endereço: Rua Voluntários da Pátria, 301/801, Botafogo (sede principal)

Telefone: (21) 3624-1900 e (21) 3624-1800

https://www.artofliving.org/br-pt

Centro de Estudos Budista

Rua Real Grandeza, 82 – casa 4,  Botafogo

Telefones: (21) 99681-8002 (Luiz Guilherme), ou (21) 98084-4857 (Marcelo Nicolodi)

E-mail: rio@cebb.org.br

http://www.cebb.org.br/centros/rj/

E você, gosta de entrar em contato profundo consigo mesmo? Da próxima vez que meditar em uma cachoeira, praia, ou outro cenário relaxante do Rio, registre o momento e compartilhe com as hashtags #hellocidades e #hellorio. Conecte-se com você mesmo, conecte-se com a capital carioca em http://www.hellomoto.com.br/hellocidades/

POSTS RELACIONADOS