experiênciasmoto
pega essa dica

5 dicas para deixar a sua Carteira do Google ainda mais segura 


Escrito por Motorola Brasil

Com o passar do tempo, os métodos de pagamento têm mudado cada vez mais. É até difícil ver alguém com dinheiro vivo, já que o mundo digital conseguiu dominar até mesmo essa área. 

Se há 30 anos, alguém te contasse que em 2023 teríamos um método tão prático para transferir dinheiro chamado pix, você acreditaria? Pois é! Com o avanço da tecnologia, as coisas ficaram muito mais fáceis, porém, há quem tenha desconfianças também. 

Afinal, como ter certeza que nada de ruim vai acontecer ao seu dinheiro e que o mundo digital é realmente seguro? Vamos descobrir! 

O que é a Carteira do Google?

Resumidamente, a Carteira do Google é uma forma de armazenar e usar itens pessoais como cartões de crédito e débito, ingressos, documentos de identificação e mais. 

De modo simples, é possível consultar todos esses documentos usando o seu smartphone. Além disso, a Carteira do Google conta com um sistema de segurança criptografado, que protege as suas informações pessoais, impedindo vazamentos e golpes. 

Se mesmo assim, você ainda tiver dúvidas em relação a essa funcionalidade, aqui vão algumas dicas para deixar a sua Carteira do Google ainda mais segura. 

  1. Cheque o seu celular 

Antes de começar a usar a Carteira do Google, tenha a certeza de que o seu dispositivo tem um sistema de segurança (biometria ou reconhecimento facial) para impedir acesso indesejado ao seu smartphone.  

A Carteira do Google não realiza nenhuma operação com o smartphone bloqueado, o que garante que nenhuma transação acontecerá sem a permissão do usuário. 

Além disso, o pagamento por aproximação criptografa os dados do seu cartão e nunca compartilha o número real com o lojista, seja por pagamentos que usam a tecnologia de NFC por aproximação ou via QR code.

  1. Saiba quais são os bancos parceiros 

A Carteira do Google tem habilitação para funcionar com as seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Porto Seguro, Santander, Itaú, Bradesco, Caixa, Inter, Neon, Nubank, XP, C6 Bank e Woop Sicredi e muito mais. Caso possua uma conta digital Dimo, você também pode pagar usando a Carteira do Google. Saiba mais aqui

Desconfie se por acaso alguém entrar em contato falando sobre a Carteira do Google em nome de algum desses bancos. Não ceda informações pessoais. 

  1. Não precisa ter medo de fazer compras por aproximação 

Ao usar o pagamento por aproximação ou QR code, o usuário não precisa se preocupar com o compartilhamento de dados do cartão com a empresa recebedora. Isso porque a Carteira do Google garante que números e outras informações usadas no pagamento fiquem protegidas e não sejam compartilhadas com o lojista. 

Pague em aplicativos, lojas físicas ou online de maneira fácil, prática e segura 

Para ficar ainda mais tranquilo, evite carregar cartões físicos que realizam pagamentos por aproximação em locais com aglomeração de pessoas ou em bolsos ou carteiras que você não consiga estar sempre de olho, já que, diferente da Carteira do Google, esses cartões não oferecem um mecanismo de desbloqueio para aprovação de qualquer transação.

  1. Em caso de perda ou roubo de smartphone 

Use o recurso Encontre Meu Dispositivo para bloquear o aparelho em caso de roubo. Além disso, também dá para desconectar a sua conta do Google ou apagar dados remotamente. Impedindo que outras pessoas façam compras usando os seus dados ou usem documentos armazenados no celular. 

  1. Nenhum dado é compartilhado sem a sua permissão 

Um bom exemplo do compartilhamento com permissão é o comprovante de vacinação contra a covid-19. Todos os documentos armazenados na Carteira do Google só são compartilhados de acordo com a sua vontade. 

Ainda não usa a carteira do Google? Comece agora

Com tantas funcionalidades e praticidades, vai ser impossível não querer usar a carteira do Google. Baixe o aplicativo na Play Store, siga as instruções e pronto! Um jeito muito mais fácil de usar a carteira dentro do seu celular Motorola.

POSTS RELACIONADOS

motostyle
social

Hora da foto: 5 aplicativos para fotos para você arrasar