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6 dicas para relaxar a visão


Escrito por Motorola

Aprenda exercícios simples que ajudam a manter os olhos saudáveis

Você já sentiu seus olhos cansados depois de muitas horas mexendo no seu smartphone? Aquela sensação de olhos ressecados, uma leve dor de cabeça ou tontura? Essas sensações e sintomas são cada vez mais comuns nos dias de hoje, nos quais o uso do aparelho é imprescindível mas muitas vezes exagerado.

O conceito phone-life balance, lançado pela Motorola, tem como objetivo estimular o uso consciente do smartphone. A ideia é que seu aparelho seja seu aliado, e não o contrário. Pensando nisso, listamos alguns exercícios para a vista desenvolvidos pela terapeuta ocupacional Tatiana Gebrael. São práticas simples, que podem ser incorporadas no dia a dia, e que farão a diferença para a saúde dos seus olhos.

Estimule a visão periférica

Olhar ao redor é um dos exercícios mais fáceis de estimular a visão periférica. Mexa no cabelo, abane as mãos em volta de sua cabeça ou simplesmente repare no que está à sua volta. Para não cansar a sua visão central, também é importante usar o smartphone em ambiente claro.

Pausas ao longo do dia

Tatiana recomenda uma pausa de cinco minutos a cada uma hora de uso do aparelho. Elas podem ser combinadas com os outros exercícios, sejam os de estimulação da visão periférica ou os de descanso. A terapeuta afirma que a prática aumenta o rendimento e a concentração. Uma dica para se lembrar das pausas é colocar um alarme em seu aparelho.

Olhar longe

Sempre que se lembrar, mude o foco de sua visão da tela para algum objeto longe. Quando estiver pensando antes de escrever uma mensagem ou e-mail, olhe para outro lugar. Quanto mais longe sua visão alcançar, melhor. Isso ajuda a exercitar a musculatura ocular e não cansá-la.

Cobrir os olhos com a mão

De acordo com Tatiana, o palming é um dos melhores exercícios para descansar a visão. Esfregue suas mãos para aquecê-las e cubra seus olhos fechados com elas em forma de concha, sem pressionar muito. O ideal é ficar nessa posição por aproximadamente seis minutos, mas qualquer tempo já ajuda a diminuir o cansaço visual.

Automassagem no rosto

A massagem é uma das práticas milenares no combate à dor muscular. Como o nossos olhos nada mais são do que músculos, ela é uma ótima forma de relaxamento visual. Aproveite aquele momento em que você assiste a um vídeo e massageie em volta de seus olhos, na testa e na mandíbula, usando sempre a ponta de seus dedos. Não pressione diretamente os seus olhos, apenas nas partes do seu rosto onde você sente desconforto.

Lembre-se de piscar

Parece algo tão óbvio, né? Piscar é o movimento natural que ajuda a hidratar os olhos. A tela do smartphone, quando usada em excesso, contribui com o ressecamento do músculo. Portanto, quando se lembrar, pisque rapidamente  por alguns segundos para ajudar na hidratação.

 

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