hellocidades
hellorio

A tradição das casas de suco da Zona Sul do Rio de Janeiro


Escrito por Motorola

As casas de suco promovem saúde e muitos encontros nas esquinas cariocas; Conheça algumas delas

 

O Rio de janeiro com certeza é uma cidade que inspira uma vida mais saudável. Boa parte dos cariocas tem em sua rotina alguma atividade física e uma alimentação balanceada. Talvez por isso, as casas de sucos da cidade tenham dado tão certo. Com tradição, saúde e lifestyle, esses estabelecimentos estão se inovando e atraindo cada vez mais clientes. Então aí vai uma rodada de suco pra galera!

Há quase trinta anos essas casas estão presentes na vida da cidade, principalmente na Zona Sul. No Leblon, Ipanema e Copacabana podemos encontrar praticamente uma a cada esquina, tendo assim diversas opções de ambientes e sabores.

Além dos tradicionais sucos, essas casas também oferecem pratos, lanches naturais e alguns salgados como o clássico “joelho” , também conhecido como “enroladinho” em outras partes do Brasil.

Fundado em 1958, o Polis Sucos é uma das casas de sucos mais antigas e tradicionais do Rio de Janeiro
Fundado em 1958, o Polis Sucos é uma das casas de sucos mais antigas e tradicionais do Rio de Janeiro

 

Não é difícil reconhecer uma casa de suco. Ao caminhar pelas ruas, você logo vê as paredes e balcões repletos de frutas coloridas. Cada uma tem seu estilo, seu charme e os frequentadores sempre têm algum preferido, por um motivo ou por outro. E elas também já viraram ponto turístico.

Conversamos com Paula Rezende, uma cliente assídua dessas casas. “O meu favorito sempre foi o Bibi Sucos, talvez por ser um dos mais antigos e tradicionais. Venho aqui sempre para encontrar os amigos ou depois de malhar. Não deixo de tomar o suco de Pitaya, que na minha opinião é o melhor de todos”, conta.

O Bibi Sucos e o Polis Sucos realmente são os mais populares. Presentes na Zona Sul há anos, eles também se expandiram para outras regiões como Barra e Recreio.

Bibi Sucos está no segmento há mais de 20 anos e tem mais de 10 lojas espalhadas pela cidade
Bibi Sucos está no segmento há mais de 20 anos e tem mais de 10 lojas espalhadas pela cidade

 

O diretor e fundador do Bibi, Sergio Rodrigues, nos contou um pouco dessa trajetória. “O Bibi Sucos foi fundado em 1993 no bairro do Leblon. O nosso suco mais pedido é o de açaí, em seguida vem o de manga. Eu acho que as casas de sucos são tão populares na Zona Sul do Rio porque refletem o lifestyle do carioca que busca uma vida saudável informal”.

A  Zona Sul ainda tem muitas outras opções. O Graviola, que é especializado em alimentos veganos, o Empório Jardim, eleito o melhor café da manhã do Rio, e o Da Casa Da Táta, que tem um ambiente muito especial.

Se você mora no Rio já deve freqüentar algum desses. Aos visitantes de fora, vale a pena conhecer essa tradição.

 

Veja também: Um passeio pela “Olêga”, a rua mais badalada da Zona Oeste carioca.

POSTS RELACIONADOS

motostyle

Natal o ano todo