motostyle
geek

As tendências de tecnologia do SXSW 2016


Escrito por Motorola

Confira os principais destaques do último South by Southwes, um dos eventos anuais sobre tecnologia mais aguardado nos EUA.

O South by Southwest (SXSW) é um dos eventos anuais mais aguardados nos EUA, envolvendo uma série de shows, palestras e conferências, em três áreas: música, cinema e interatividade. Dedicado à tecnologia, o SXSW Interactive mostra tudo o que está acontecendo no mundo digital, sendo um verdadeiro berço de criações inovadoras – pense em casos como o Twitter e o Foursquare, ambos lançados durante o festival em 2007 e 2009, respectivamente.

A edição de 2016, que aconteceu na última semana em Austin, no Texas, reuniu centenas de entusiastas da tecnologia para discutir e apresentar as novidades desse campo. Se você quer saber o que aconteceu de mais legal durante o evento, confira os destaques a seguir.

Realidade virtual

A  realidade virtual foi um dos assuntos mais comentados nesta edição do festival. O assunto, que também apareceu na última Campus Party, teve como destaque os lançamentos de óculos de realidade virtual, como o Rift, da Oculus, e o Vive, da HTC. Nas palestras muito se discutiu sobre como trazer esse produto para o dia a dia das pessoas, e não só como uma plataforma para games. O desafio dos engenheiros e designers agora é adaptar os ambientes de realidade virtual e de realidade aumentada para o mundo real. Nós esperamos ansiosos!

Wearables

Os wearables já não são mais novidade no mundo da tecnologia! As pulseiras e os relógios inteligentes já estão entrando na rotina de usuários ao redor do mundo, tornando-se cada vez mais funcionais e com visual mais moderno e fashionista. Nosso Moto 360 Sport, smartwatch feito especialmente para a prática de esportes, entra nessa categoria!

Mesmo não sendo exatamente novo, o assunto foi bastante discutido durante o festival. Isso porque os lançamentos em wearables focam agora em saúde: a ideia é ajudar tanto médicos quanto pacientes a administrar seu dia a dia e suas condições físicas. Exemplo disso é o dispositivo Vivi, que fornece os sinais vitais do paciente em tempo real para médicos e enfermeiros – tudo transmitido por um visor colocado na cabeça do usuário, como um headset.

Foto: divulgação.

O futuro do transporte

Algumas das principais conferências desta edição discutiram as novas possibilidades para o transporte – desde carros que dirigem sozinhos até sistemas como o Hyperloop (uma cápsula que transporta o passageiro em alta velocidade). Uma das palestras foi inclusive dada por Anthony Foxx, Secretário de Transportes dos EUA. Segundo ele, a expectativa é que os carros autônomos (sem motoristas) evitem 80% dos acidentes no país. “Esse tipo de tecnologia tem muito potencial, e poderia significar uma ruptura em vários aspectos das nossas vidas”, ele completa.

Inteligência artificial

O equilíbrio entre intervenções humanas e os mecanismos digitais também foi muito debatido no SXSW. As conferências tiveram como foco os desafios de um futuro próximo, que promete ser dominado pela inteligência artificial. Até que ponto um sistema inteligente consegue substituir a mente humana? Essa e outras perguntas foram muito debatidas; entre os temas estavam o emprego na era dos robôs e os limites da capacidade de operação de um cérebro construído com inteligência artificial.

Diversidade

Outro tópico em evidência foi diversidade na tecnologia. Muito falamos aqui sobre a presença das mulheres na área de tecnologia, que tem crescido bastante, mas sabemos que ainda há um longo caminho pela frente. Além da questão de gênero, discutiu-se também a diversidade de raça, de orientação sexual e até de religião dentro da área. Agora a conversa não é mais sobre a necessidade de inclusão dessas minorias, mas de como tornar isso realidade, e o mais rápido possível!

Painel no SXSW Interactive (foto: reprodução).

O SXSW já acabou, mas no site oficial você consegue conferir os vídeos das principais conferências do festival! \o/

POSTS RELACIONADOS