Conheça a dupla idealizadora do projeto da Vila Santa Inês, em Guarulhos
Quem passa distraído pela fachada do Brechó Desencanto, na Vila Santa Inês, em Guarulhos, não imagina tudo o que acontece naquela pequena casa. Mais do que uma simples loja de roupas, criado por Mateus e Vinícius Souza, o Desencanto nasceu como uma forma de expressão e resistência desses jovens que vieram da periferia de São Paulo.
Formados pelo Instituto Criar, projeto que a Motorola apoia e incentiva há quase um ano, Mateus e Vinicius revelaram durante um Hello Talk realizado na Casa #hellocidades que “o Desencanto não é apenas um brechó, é também um coletivo”. O projeto surgiu da necessidade dos garotos de verem sua realidade representada e valorizada, questionando estereótipos e preconceitos difundidos na sociedade.
Utilizando a fotografia e seus conhecimentos em produção de áudio e vídeo, eles fazem da comunicação sua principal ferramenta de transformação social, trabalhando o empoderamento e a autoestima de pessoas que possuem a mesma origem e se identificam com a vivência dos dois. “Quando a gente fala, a gente se escuta. E, quando a gente se escuta, a gente aprende várias coisas sobre quem a gente é”, nos contou Mateus.
Garimpando roupas nos lugares onde as antigas donas de brechós faziam sua curadoria, os garotos retomam um estilo retrô e divulgam suas peças nas redes sociais com o auxílio de smartphones. “O celular é uma ferramenta muito prática. Eu faço a foto e já posto, muito rápido”, conta Vinicius.
Nós do Hello Moto fomos conferir de perto a história desses garotos e acompanhamos uma sessão de fotos que fizeram com um moto z² play e o Moto Snap Hasselblad True Zoom. Para saber mais sobre o Brechó Desencanto e o trabalho de Mateus e Vinícius, confira o vídeo que preparamos abaixo e acompanhe as atualizações dos garotos no Instagram.