Que caminho os criadores de conteúdo do TikTok percorrem do momento da ideia até o vídeo viral? Hoje, vamos desmembrar todo esse processo criativo e contar os segredos de quem cria para ferramenta.
O TikTok tem sido pauta frequente por aqui (e pela internet toda, na verdade), o que faz jus ao sucesso que a plataforma alcançou desde o começo da pandemia. Hoje o TikTok já superou a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo, e claro que esse sucesso tem total influência de quem cria conteúdo para a plataforma.
Como fazer vídeos virais no tik tok?
Danças, tutoriais, curiosidades e vlogs, que vão de 15 segundos até 3 minutos, misturam-se na For You e conquistam o usuário horas e horas com a diversidade de conteúdo lá dentro. E no meio de todos os vídeos, destacam-se os chamados vídeos virais: vídeos que explodem a bolha e alcançam níveis de visualização incríveis.
Afinal, existe algum segredo para tornar um vídeo comum em viral? Para conhecer mais sobre os segredos dos criadores, fomos atrás de quem produz e entende tudo do TikTok. Anota tudo para viralizar também!
@MARTHOW o reizinho da cultura Geek
Quando o Gustavo entrou para o TikTok, ainda em 2018, era tudo mato. A ferramenta não tinha se popularizado e o número de criadores era bem menor. Logo, ele entendeu o potencial que ela tinha (visionário, mores!) e começou a publicar aquarelas que fazia. Com o passar do tempo, começou a focar no território geek e deslanchou de vez.
O processo criativo do Marthow é muito pautado em olhar para as tendências e ver como cada uma se relaciona com o tema que ele já aborda na plataforma: “fico sempre atento às novidades dos cinemas e dos streamings para aproveitar as pautas quentes. Também gosto muito de trabalhar nostalgia nos meus conteúdos, então sempre tento trazer animações fortes da minha infância.”
E não pense que é só fazer vídeo no tiktok e esperar bons resultados não, gerir a comunidade também é muito importante! O Marthow fala muito sobre isso: “E essa interação faz que você se sinta mais próximo dos seus seguidores e que eles também se sintam mais próximos de você, o que acaba ajudando na entrega do seu conteúdo porque vai ter uma interação maior de quem tá consumindo.”
E quanto ao vídeo viral, não tem receita de bolo: entender as tendências, gerir sua comunidade e gerar identificação é o que faz diferença.
@livsbernarde e o barulho da motorola
Diferente do Marthow, a Lívia começou a publicar no TikTok com mais frequência só em 2021, mas não é porque ela chegou depois que não conseguiu construir uma super comunidade e se destacar na plataforma, pelo contrário, com vídeos cotidianos e uma pitada de bom humor, foi se aproximando da base, conquistando o público e gerando reações muito genuínas.
O processo criativo da Lívia é muito mais livre, “curto muito fazer brainstorming e anoto todas as ideias… Mas na maioria das vezes eu crio o vídeo “do nada” e pego o celular pra gravar antes que eu esqueça a ideia mesmo”. E quanto a viralizar na plataforma, eis um tema difícil de decifrar para a criadora “Eu ainda não descobri o segredo, mas acho que autenticidade é a coisa mais importante.”
@bydbr e os vídeos de restauração
E como no TikTok o que a gente mais encontra são narrativas diversas, com a Dominic não é diferente. Quando entrou para a plataforma, em 2020, tinha acabado de deixar de lado a carreira na aviação para se dedicar às coisas que admirava, voltadas para papelaria. Os vídeos seguem uma estética super gostosa e não tem quem não fique com vontade de montar seu próprio caderno.
E falando em admirar o seu nicho, para a Dominic, esse é o fator mais importante: “o primeiro passo e provavelmente o mais importante é eu gostar do que eu vou mostrar para o meu público e também me divertir fazendo. Sendo algo que eu goste, é só deixar a criatividade rolar e, aos poucos, o conteúdo vai aparecendo.” Esse match com o que está sendo produzido se estende para o viral também: “Muitas vezes um conteúdo se torna viral pela originalidade, por você ser você mesmo e fazer algo de que goste como uma dança que acha legal ou um caderno artesanal, que é o meu caso. Tudo depende de como as pessoas vão receber aquilo que você publica.”
@taimonmuller e as dublagens de milhões
Assim como a Dominic, o Taimon entrou para o TikTok depois de uma instabilidade na carreira, e mesmo sendo super tímido, conseguiu embarcar nas dublagens e vídeos de humor – e deu super certo, viu! O primeiro vídeo que ele postou já bombou na plataforma e desde então foi viral atrás de viral.
E falando em vídeo viral, o segredo dele é elevar a criatividade ao máximo “Ser bom e único no conteúdo que for fazer, independentemente do número de seguidores que tiver. Uma boa iluminação, cenário, vestuário, áudio, ensaio e comprometimento fazem toda a diferença”. E claro que timing também faz a diferença: “ o negócio é inovar e fazer tudo ficar com a sua cara. Estar sempre por dentro de tudo que acontece no mundo é essencial!”
Seja na dança, falando sobre cultura pop, fazendo o público rir ou se inspirar, no TikTok, tem espaço para todo mundo e, para viralizar, não existe receita, mas manter sua coerência, acreditar no que está produzindo e se aproximar do público podem fazer a diferença.