experiênciasmoto
roteiro moto

Folia para não foliões


Escrito por Motorola

Uma lista de opções para quem não quer aproveitar a folia dos bloquinhos de carnaval.

Fugir dos agitos de trios elétricos e escolas de samba pode ser um verdadeiro desafio para quem é averso ao clima de Carnaval – especialmente se você mora em um destino procurado pelos turistas nesta época do ano. Mas nem tudo está perdido: existe, sim, vida fora da folia!

Listamos abaixo algumas dicas de passeios, viagens, e até opções de lazer em casa para quem não troca a Netflix por um bloco de rua para se divertir nos dias de folga! 🙂

PRAIAS POUCO MOVIMENTADAS

Não importa onde você esteja: em todas as regiões do Brasil existem lugares incríveis e pouquíssimo explorados pelos nativos. Se a sua ideia é aproveitar o feriado para descansar, viajar para uma praia deserta pode ser a solução perfeita!

Lopes Mendes – RJ

Cercada por abricós, amendoeiras e um riacho de águas doces, a praia Lopes Mendes é um verdadeiro paraíso natural em Ilha Grande, no Rio de Janeiro. A única maneira de chegar até lá é por barco, partindo de Angra dos Reis ou de Mangaratiba. Por causa das suas águas translúcidas, a praia é um ótimo destino para quem quer fazer mergulho.

Praia Lopes Mendes, no Rio de Janeiro (foto: Juntos a Bordo).

Boipeba – BA

Escondida em meio ao litoral baiano, a Ilha de Boipeba ainda resiste a grande parte das intervenções humanas. São mais de 20 km de praias belíssimas e pouco frequentadas.

Riacho Doce – ES

As águas escuras da praia Riacho Doce atraem uma grande variedade de corais na região. Na divisa entre Bahia e Espírito Santo, o lugar faz parte da área preservada do Parque Estadual de Itaúnas. A beleza da praia, que é quase deserta, surpreende até os viajantes mais experientes.

Riacho Doce, no Espírito Santo (foto: reprodução).

EXPOSIÇÕES

Que tal ir conferir as mostras em cartaz na sua cidade? Conhecer carreiras de grandes nomes da arte, da música e da literatura pode ser um passeio superinteressante para o feriado.

São Paulo: Mondrian e o Movimento De Stijl

Cerca de 60 obras, entre pinturas, desenhos, móveis e fotografias, do movimento de vanguarda holandesa De Stijl (“O Estilo” em tradução literal) estão expostas no CCBB de São Paulo. O movimento, fundado em 1917, tem como principal expoente o pintor Piet Mondrian, conhecido pelo uso das cores primárias e das figuras abstratas em seus trabalhos. Com entrada gratuita, a exposição fica em cartaz até o dia 4 de abril, mas fecha às terças-feiras.

Rio de Janeiro: Múltiplo Leminski

Os múltiplos talentos de Paulo Leminski são o foco da exposição, que tem curadoria assinada por Alice Ruiz e pelas filhas do poeta, Áurea e Estrela Leminski. Resultado de anos de pesquisa e catalogação, a mostra é dividida em diferentes espaços cênicos, cujas instalações revelam as várias funções que o artista exercia – músico, compositor, romancista, tradutor, ensaísta, judoca e publicitário são algumas delas. A exposição é gratuita e fica até o dia 6 de março na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. Não abre às segundas.

 

Exposição Múltiplo Leminski (foto: divulgação).

CINEMA

O período de janeiro e fevereiro, que antecede a cerimônia do Oscar, é um dos favoritos de quem ama cinema. Alguns dos filmes mais elogiados e aguardados do ano estreiam, não à toa, nessa época! É só conferir as nossas sugestões e correr para a sessão mais próxima:

“Os Oito Odiados”

Filme mais recente do diretor Quentin Tarantino, “Os Oito Odiados” foi filmado em 70 mm, formato de alta qualidade que quase não é mais utilizado nos cinemas. O faroeste, que reúne nomes como Kurt Russell e Samuel L. Jackson no elenco, conta a história de oito viajantes que se encontram em um armazém no meio da estrada. Aos poucos, começam a descobrir os segredos sangrentos uns dos outros, levando a um confronto entre eles.

“Creed: Nascido para Lutar”

Depois dos seis filmes da saga de Rocky, o longa “Creed: Nascido para Lutar” chega aos cinemas como uma espécie de spin-off da série original. Michael B. Jordan interpreta Adonis Johnson, filho do lutador Apollo Creed. Mesmo sem nunca ter conhecido o pai, que morreu antes de seu nascimento, Adonis tem a luta no sangue, e decide entrar no mundo das competições profissionais de boxe. Depois de muita insistência, o jovem consegue convencer Rocky Balboa (Sylvester Stallone) a ser seu treinador. Já em cartaz.

“O Regresso”

Vencedor do Oscar de melhor diretor em 2015, Alejandro González Iñárritu concorre novamente neste ano com “O Regresso”. O longa conta a trajetória de Hugh Glass (Leonardo DiCaprio), que viaja ao Oeste americano para caçar e é largado à própria sorte pelo parceiro, que ainda rouba seus pertences. Mesmo em uma situação nada favorável, ele consegue sobreviver e sai em busca de vingança. O filme estreia no dia 4 de fevereiro.

Leonardo DiCaprio é o protagonista de “O Regresso” (foto: divulgação).

MARATONAS NA NETFLIX

Se o orçamento apertado ou a preguiça fizerem você ficar em casa durante o Carnaval, aproveite para colocar as séries em dia! Plataformas de streaming como a Netflix facilitam bastante o processo – quando você menos perceber, já vai estar no oitavo episódio seguido, surpreendido pela mensagem de aviso “Você ainda está assistindo a…?”. Abaixo, recomendamos algumas séries que merecem uma maratona.

“How to Get Away with Murder”

Annalise Keating (Viola Davis) é uma professora de Direito Penal e advogada de defesa expert em vencer casos dificílimos. Ao lado de cinco alunos, que são seus assistentes, ela se envolve em um assassinato repleto de mistérios. A série é produzida por Shonda Rhimes, responsável também por “Grey’s Anatomy” e “Scandal”, e a primeira temporada já está disponível na Netflix – a segunda estreou no ano passado e deve acabar em março. Mas, cuidado: as chances de vício são muito altas!

Foto: divulgação.

“House of Cards”

A série, que é produção original da Netflix, já tem três temporadas completas. Girando em torno de Francis Underwood (Kevin Spacey), os episódios mostram os bastidores de um ambicioso jogo político em Washington. Aproveite e se prepare para a quarta temporada da série, que tem estreia marcada para o dia 4 de março!

COZINHAR EM CASA

Aproveite para testar aquela receita que você deixou guardada desde o ano passado! Mas, caso você more em uma cidade que fique cheia durante o Carnaval, é melhor abastecer a geladeira alguns dias antes, para fugir do movimento intenso!

Existe uma variedade imensa de canais no YouTube com receitas deliciosas, prontas para serem testadas. A Dani Noce, por exemplo, é especialista em ensinar sobremesas maravilhosas em seu I Could Kill for Dessert.

Se você for do tipo que tem preguiça de cozinhar, pode acompanhar o Panelaterapia, cheio de receitas fáceis e truques que vão facilitar suas aventuras gastronômicas. Se a ideia for produzir um jantar a dois, fique de olho no Cozinha para 2, com pratos na medida certa para o casal.

Bolo Nega Maluca do ICKFD (foto: Paulo Cuenca).

POSTS RELACIONADOS

motostyle
geek

A paquera no mundo dos apps, parte 2