hellocidades
hellosãopaulo

Hello, São Paulo! 464 anos de história


Escrito por Motorola

São Paulo, Sampa, SP ou Pauliceia, chame como preferir. A maior cidade da América do Sul tem fama de agitada, daquelas que não dorme nunca. A capital paulistana tem a tradição de reinventar o espaço público para permanecer sempre atual. Celebrando seus 464 anos, escolhemos alguns dos lugares mais representativos da cidade para apresentar àqueles que ainda não a conhecem.

A avenida mais paulistana

Um dos locais que definem a essência da cidade, a Av. Paulista é um espaço que não perde a relevância. Entre o Paraíso e a Consolação, museus como o MASP e o IMS dividem espaço com cinemas, shoppings, bares, centros comerciais e até mesmo um parque, o Trianon. Se durante a semana o trânsito é intenso, no asfalto e na ciclovia, aos domingos as vias são abertas para as pessoas. Passear com a família, andar de bike ou se entreter com a diversidade de artistas de rua que se apresentam são programas que já fazem parte dos domingos paulistanos.

Ibira para os íntimos

É fácil entender porque o Parque Ibirapuera é um dos lugares mais legais para se passar o dia em SP. Também conhecido como Ibira, o parque vai muito além da área verde e do seu belo lago. A natureza e as práticas esportivas dividem espaço com vários museus, monumentos, um planetário e um auditório moderno. São tantas opções de programação que fica difícil conhecer tudo em um só dia. Por isso, é sempre bom voltar ao parque mais querido da cidade.

Uma luz no fim do túnel

Unindo pontos distantes da Grande São Paulo via trem e metrô, a estação da Luz é um lugar que nos faz voltar no tempo. Projetada por um arquiteto britânico do período vitoriano, sua construção tem mais de 150 anos e é um convite a imaginar a evolução da cidade do séc. XIX aos dias de hoje. Logo em frente, um dos museus mais importantes e bonitos de SP, a Pinacoteca, que divide espaço com o Jardim da Luz, o primeiro parque público de São Paulo. Tudo isso ao lado do Bom Retiro, bairro que recebe e abriga pessoas de todo o mundo, lugar repleto de história e ótimos restaurantes.

Mirando o futuro

Nesses 464 anos, muitas coisas mudaram na cidade. São Paulo tem no seu DNA a reinvenção. Tanto que, muitas vezes, é difícil acompanhar o seu ritmo. É sempre bom poder parar para pensar em todas as coisas que essa cidade pode ser. Lugares como o Mirante 9 de Julho proporcionam esse respiro sem que você saia do coração do agito. Localizado sobre os túneis da avenida de mesmo nome, o espaço público estava desativado há tempos.

Hoje, o mirante é um local de convivência com música, drinks e comida, perfeito para terminar um dia produtivo ou começar uma noite ainda mais agitada

Feliz aniversário, São Paulo! Para conhecer mais sobre lugares interessantes e inspiradores nas principais cidades do país, acompanhe o #hellocidades.

 

POSTS RELACIONADOS