hellocidades
hellorio

Ilha da Gigóia: um paraíso no meio da Barra da Tijuca


Escrito por Motorola

Antes de começar a escrever sobre este incrível lugar, é preciso reafirmar que se trata de um paraíso, porém que merece atenção e cuidados ecológicos.

A ilha da Gigóia é uma das nove ilhas situadas entre os canais da Barra da Tijuca, próxima ao mar, que reúne absolutamente tudo: restaurantes, pousadas, bares, bazares, lojas variadas, casas e condomínios. Uma infinidade de opções para quem quer variar um pouco quando o assunto é gastronomia e entretenimento.

 

 

Para chegar lá é preciso pegar um dos barquinhos em algumas opções de píer na Barra (o que muita gente não sabe é que o transporte por barco através dos canais facilita a vida de muita gente, e não só para quem quer ir para alguma das ilhas da região). O mais fácil é ir até a saída da estação de metrô Jardim Oceânico, ao lado da Lagoa da Barra, e atravessar a ilha. A viagem dura apenas 5 minutos e o preço da passagem é de R$2,00 para visitantes e R$1,00 para os moradores. 

 

 

Optamos por fazer um passeio com o barqueiro em volta da ilha para conhecer os restaurantes com vista para o canal. Alguns se destacam pela história, por clientes famosos como Madonna, que já passaram por lá, e também por serem premiados pela comida. De um lado, restaurantes sofisticados com uma estrutura praiana e descolada para aproveitar uma boa refeição, assistir ao pôr do sol apreciando bons drinques, ou experimentar um menu delicioso com música ao vivo. Dentre eles estão o Caiçara, o Cais Bar e o Venne. De outro, hostels, pousadas e bares mais simples que movimentam um público bem misturado.

 

 

A ilha possui três mil habitantes, e entre mansões e casas humildes, observa-se em todos uma paixão pelo local. Movimentos de limpeza e recuperação da natureza crescem entre os simpatizantes da ilha. Realmente há uma magia no lugar. Por dentro da ilha, ruelas se enchem de pessoas indo trabalhar ou apenas passeando, fazendo artesanato, entre turistas e residentes. Por lá todos têm o hábito de se cumprimentar, em um clima de cidade pequena.

 

 

Tudo isso parece fazer parte desse pequeno mundo fantástico da Gigóia. O lugar ainda não é muito conhecido pelos turistas, sendo assim um secret point perfeito para quem quer praticar o phone-life balance e passar um fim de semana tranquilo no Rio de Janeiro.

 

Veja também: Um guia das praias mais sossegadas do Rio.

POSTS RELACIONADOS

motostyle
arte

Os premiados na tela Max Vision do seu Motorola