motostyle
arte

Lambe-lambe: das ruas para a decoração de casa


Escrito por Motorola

Um breve histórico da arte que estampa paredes de grandes cidades

Se você mora em um grande centro urbano, com certeza já se deparou com diversos tipos de cartazes espalhados por muros e postes — de poesias em stencil a manifestos políticos. Então, certamente deve estar familiarizado com o lambe-lambe, uma vertente da arte de rua que utiliza o papel afixado como forma de intervenção em espaços públicos.

A origem da prática data do Renascimento. Em 1454, a impressão tipográfica — que consiste em transferir a tinta para o papel por intermédio de um molde pré-definido — foi a técnica usada pelo francês Saint-Flour para produzir o primeiro cartaz expositivo, feito em manuscrito, sem imagens.

Já no século XIX, na França, foi criada a primeira gráfica de impressão litográfica colorida. A inovação, que possibilitou a circulação massiva de imagens com cores e formas múltiplas, foi bastante utilizada pelo artista Toulouse-Lautrec em seus cartazes de divulgação de espetáculos de cabaré.

 

 

Em seguida, os movimentos artísticos do início do século XX se apropriaram da estética dos cartazes para construir o design moderno, principalmente o construtivismo russo. Nessa mesma época, os pôsteres entraram com tudo na esfera política, divulgando e promovendo os dois lados que se confrontaram nas grandes guerras mundiais.

No Brasil, os cartazes foram amplamente usados como forma de protesto contra a repressão militar, permanecendo ainda hoje como importante meio de crítica política. Mas foi com a poesia e a arte urbanas que o lambe-lambe adquiriu status de objeto de design.

Um dos casos mais famosos é o do movimento “Mais Amor Por Favor“, criado em 2009 pelo artista visual Ygor Marotta. Os lambe-lambes com a frase podem ser vistos por toda a cidade de São Paulo, e já estampam também paredes de casas e apartamentos.

No projeto da arquiteta Nicole Finkel, publicado na revista Casa & Jardim, o poster virou quadro:

 

 

Nos últimos anos, muita gente aderiu à ideia e passou a explorar o lambe-lambe como recurso para dar mais personalidade a ambientes internos. Usados como detalhe ou cobrindo a parede inteira, os cartazes impressos em papel ultrafino são uma boa pedida para quem quer deixar a casa ou escritório mais coloridos e divertidos.

 

 

E o melhor é que dá para adquirir lambes criativos sem sair de casa. Na Urban Arts, eles vêm em diferentes tamanhos, e com cola e pincel para você mesmo aplicar na parede.

 

Você também pode encontrar a arte que combina com você na Oppa e na Colab55.

E aí, já aplicou na sua casa? Então tire uma foto do ambiente com o seu Moto e compartilhe com a gente 🙂

POSTS RELACIONADOS

Conheça 5 aplicativos que promovem a acessibilidade