experiênciasmoto

Moto X Force, o celular da Motorola com tela resistente.


Escrito por Motorola

Conhece o Moto X Force? Ele é o 1º smartphone do mundo com tela que não trinca nem estilhaça*. Ele é o celular com uma proteção semelhante à blindagem, e foi exatamente por isso que fomos conversar com o Maurício Matalon, da Master Blindagens. Queríamos descobrir mais sobre o processo de blindagem veicular e quais são as semelhanças e diferenças entre um carro com esta proteção e o Moto X Force, com a tecnologia Moto ShatterShield™.

Processo de montagem dos veículos com os vidros já instalados. (Foto: Flavio Teperman)

 

Já no começo da nossa conversa, o Maurício nos disse que o Brasil é o maior mercado de blindagem do mundo, à frente de países como México e Colômbia. E isso nos fez lembrar da matéria “Será que quebrou?”, em que o Brasil é um dos países com o maior número de casos de telas de smartphones quebradas.

A blindagem veicular é uma proteção para quem está no carro, e é dividida em duas partes: a transparente, que são os vidros do carro, e a opaca, que é aplicada em todas as outras partes do veículo (portas, colunas, teto, painel, etc.).

A transparente é composta por vidros formados por diversas camadas, entre elas uma película plástica na parte interna para proteger os ocupantes contra estilhaços.

Vidro blindado já instalado no veículo. (Foto: Flavio Teperman)

 

A opaca é formada por dois materiais: a manta balística – feita com o mesmo material utilizado nos coletes à prova de bala da polícia, mas com uma trama menor – e o aço balístico. Até aí já temos algumas coisas bem parecidas e diferentes com o sistema de proteção do Moto X Force, que é formado por cinco camadas.

Pedaço de manta balística e ela já aplicada na parte interna da porta do carro. (Foto: Flavio Teperman)

 

A primeira é a lente externa, que é uma camada protetora com revestimento especial desenvolvido pela Motorola, que protege contra riscos e que pode ser substituída. A segunda é a lente integrada, e sua principal diferença dos vidros blindados é que ela é flexível, assim como a tela AMOLED, também flexível e que é a quarta camada. Entre as duas temos a dupla camada sensível ao toque, que garante maior vida útil ao produto.

Tecnologia Moto ShatterShield™

 

Podemos dizer que essas quatro camadas representam a parte transparente da blindagem. Por fim, temos o chassi de alumínio, que é uma base rígida que serve de suporte para as outras camadas, e que tem um conceito similar ao do aço balístico da blindagem veicular, que serve para proteger os pontos vulneráveis do veículo, assim como o chassi do Moto X Force, que protege a parte interna do aparelho e dá suporte para as outras quatro camadas.

Peça de aço balístico cortada conforme a necessidade do veículo. (Foto: Flavio Teperman)

 

Outra semelhança que nos chamou a atenção foi o fato de que a blindagem evoluiu para não influir nos componentes mecânicos do carro, o que já acontece no smartphone. Sim, a blindagem gera um aumento do peso do veículo, ao contrário do Moto X Force, que pesa 169 g, o que é mais leve que as telas tradicionais com vidro.

Segundo o pessoal da Master Blindagens, a maioria das pessoas que buscam seus serviços quer se prevenir contra algum problema. E você pode fazer o mesmo em relação ao seu smartphone.

Funcionário trabalhando em peça de aço balístico. (Foto: Flavio Teperman)

 

Existem diversos tipos de proteção para os veículos: a blindagem que protege contra ameaças externas e muitas outras que protegem de ameaças menores, como os tratamentos impermeabilizantes, o que também está presente no Moto X Force, que é protegido contra respingos d’água. Proteção para seu aparelho se manter sempre seguro.

 

*ShatterShield – A tecnologia Moto ShatterShield™ tem três componentes distintos: (i) matriz ativa de emissão de luz por diodos e camada capacitiva sensível ao toque, (ii) lente protetora integrada – tela – e (iii) revestimento extra. A lente protetora integrada é coberta pela Garantia Adicional contra trincas e estilhaçamentos por quatro anos a partir da data da compra original. O revestimento extra pode ser substituído e não é coberto por essa Garantia Adicional, mas deve ser sempre usado para evitar arranhões e outros danos aos componentes subjacentes. Este telefone não é à prova de impactos, nem foi projetado para resistir a todos os danos causados por quedas. Todas as outras limitações e exclusões contidas na Garantia Limitada (consulte o guia com Informações Legais e de Garantia), incluindo arranhões e outros danos superficiais, danos intencionais ou abuso e desgaste normal, aplicam-se aos componentes do sistema da tela ShatterShield™.

POSTS RELACIONADOS