experiênciasmoto
pega essa dica

Reciclagem de celulares e o uso consciente: precisamos falar sobre isso


Escrito por Motorola

Nada como a sensação de ter um celular novo, não é?! Descobrir todas as utilidades, testar a nova câmera, procurar acessórios… mas aí bate aquela dúvida: o que fazer com o celular antigo?

Essa é a primeira questão que vem à mente de quem acaba de conquistar um novo aparelho. Hoje vamos te ajudar a achar o melhor destino para seu velho companheiro de todas as horas. Vem com a gente!

Pode jogar o celular no lixo?

NÃO! Se a primeira ideia for a de jogar o celular no lixo, pode descartá-la de imediato. Na composição destes aparelhos eletrônicos, existem metais pesados, lítio e outros componentes químicos que podem causar danos ao meio ambiente. E quando prensadas nos caminhões de lixo, as baterias podem explodir e causar sérios danos a quem estiver próximo.

Além do fator ambiental, não podemos esquecer do prejuízo financeiro. Pensando no investimento considerável feito na compra do seu antigo smartphone, existem outros destinos melhores que não vão refletir no seu bolso. Pensar na reciclagem de celulares é crucial para o meio ambiente

Já ouviu falar da iniciativa de sustentabilidade da EcoMoto?

A motorola se preocupa com o seu bem-estar e também com o meio ambiente. Por isso, desde 2007, criamos o programa EcoMoto.

Essa iniciativa oferece para os consumidores opções para descarte de celulares e de resíduos eletroeletrônicos de forma consciente em todo o Brasil. E para achar pontos de descarte na sua região, é só acessar este link aqui.

Graças ao programa EcoMoto, já foram recolhidos mais de 400 toneladas de materiais para reciclagem no Brasil, incluindo celulares, baterias e acessórios, como carregadores.

Outras alternativas para descartar seu celular

E se você trocou de celular, mas o antigo continua funcionando bem, também existem formas de reuso bem inteligentes, mesmo com a renovação dos eletrônicos a cada dia. Dessa forma, listamos algumas outras possibilidades para seu aparelho antigo:

    1. Usá-lo como um HD externoSabe quando a memória do seu smartphone está acabando e você não quer excluir nenhum aplicativo, foto ou vídeo? Seu celular antigo pode ser o lugar perfeito para armazenar seus arquivos e não perder nada.
    2. Usá-lo como moeda de troca na compra de um novo smartphoneMuitas lojas de eletrônicos aceitam celulares antigos na compra de um novo aparelho, revertendo o valor em créditos que servirão de desconto no valor total, inclusive em alguns quiosques da motorola e nas motostores. Seu bolso agradece.
    3. Usá-lo como celular reserva para caso de imprevistosA expressão “é melhor prevenir do que remediar” já diz tudo. Imprevistos acontecem, então ter um celular reserva pode ser uma boa opção, não é mesmo?
    4. Doá-lo para alguém que preciseUm celular de presente pode fazer a diferença na vida de alguém, como por exemplo dos jovens, que podem usá-lo para fazer tarefas escolares. Em tempos difíceis, nem todos têm condições de comprar um smartphone, e pode ter alguém perto de você precisando de um.

Celular e sustentabilidade: É hora de colocar a mão na consciência

Não se deve pensar em ser consciente apenas na hora de descartar seu celular antigo. Pense no seu smartphone como um companheiro do dia a dia, que está sempre pronto para auxiliá-lo no que for preciso. Inclusive na hora de ser mais sustentável.

Todos os dias, desenvolvedores criam aplicativos para facilitar nossas vidas e, ao mesmo tempo, trazem mais do mundo ecológico para nossas rotinas. Então se liga na nossa dica de 5 apps para te incluir, definitivamente, na missão de ajudar a tornar o mundo um lugar melhor:

1 – Cataki: Encontre o catador de materiais recicláveis mais próximo de você e agende uma coleta pelo app.

2 – Eco Charger: Este app anuncia quando você pode retirar o seu celular do carregador, impedindo o consumo desnecessário de energia.

3 – Sustentabilizando: Traz informações e dicas de economia sobre o consumo de luz e energia elétrica na sua residência.

4 – Moeda Verde: app que te recompensa por adotar hábitos que transformam a comunidade em um ambiente mais sustentável.

5 – Bunny Free: Revela quais empresas ainda testam seus produtos em animais. Os dados são retirados do PETA (People for the Ethical Treatment of Animals), organização não governamental que se dedica aos direitos animais.

E aí, curtiu as dicas? Que tal baixar um – ou todos – desses apps e contribuir mais com o nosso planeta?

POSTS RELACIONADOS