motostyle
geek

Smartphone e kids: 7 dicas para derrotar o bicho-papão


Escrito por Motorola

Confira nossa lista de dicas para diminuir a sua preocupação com a segurança das crianças na internet.

Hoje muitos dizem que os bebês já nascem sabendo usar um smartphone de tanto que a tecnologia faz parte do cotidiano das crianças. Entretanto, especialistas do mundo todo estudam as melhores maneiras para que pais possam compartilhar a experiência digital com os filhos de maneira segura e lúdica.

Nós, aqui da Comunidade Moto, fomos dar uma olhada nos principais conselhos para que você possa permitir que os pequenos usem o smartphone para aprender e se divertir sem que você se preocupe demais.

1. Cuidado com os exemplos

Os especialistas em educação infantil são unânimes em dizer que crianças aprendem muito por imitação. Então, se você é daquele tipinho que até na hora do almoço com os filhos não larga seu smartphone, eles aprendem o recado: pode usar em qualquer momento. Tente segurar um pouco a onda.

2. Tenha sempre um app de controle

Libere somente o que você acha que a criança pode acessar. Na Play Store você encontra aplicativos de segurança, como o Safe Kids, da Kaspersky, ou o Norton Family, da Norton, que bloqueiam várias funções do smartphone e você pode definir o que a criança pode ou não acessar. Ou seja, zero de preocupação.

 

 

3. Coloque regras

Além de controlar o que as crianças podem ou não ver, você também tem de colocar algumas regras básicas, especialmente com relação ao tempo de uso. Especialistas garantem que 2 horas diárias é um tempo saudável para crianças entre 4 e 10 anos. E, se você tem um filho abaixo desta idade, o conselho é usar sempre em conjunto, como se fosse uma brincadeira entre pais e filhos.

4. O smartphone não é um vilão

Nessa hora, vale a regra de que não se pode culpar a geladeira por fazer gelo. A tecnologia é sempre uma aliada quando se faz bom uso dela, e com o smartphone não é nada diferente. Para cada faixa etária de uma criança, há apps específicos para você deixá-la  usar. Psicólogos infantis recomendam que você sempre verifique a classificação e a função de um app na hora de baixá-lo para seu filho, e que busque equilibrar jogos com outros apps que desenvolvam a inteligência da criança. Na Play Store, na categoria Família, você encontra muitas opções.

5. Estimule a curiosidade

Uma grande vantagem de usar smartphones com os pequenos é a possibilidade de estimular, e muito, a curiosidade deles. Além de apps e jogos que são projetados com esta função, você também pode ensinar a criançada a procurar respostas para dúvidas que elas tenham. Para isso, basta ter o navegador Chrome instalado e um app de controle parental. Com isso, você mostra para a meninada como fazer pesquisas na Internet e estimulá-la a ir além na busca por informação. Assim as crianças podem explorar ainda mais o mundo digital.

6. Histórico sempre ativado

No caso de crianças maiores, que tenham já o seu próprio smartphone, deixe sempre ativadas as opções de histórico do Google para rastrear o que elas usaram. Para isso, antes de dar um smartphone para a criança, crie um e-mail do Google e ative o histórico. Depois, defina esse mesmo e-mail como a conta a ser usada no smartphone. Assim, como você tem a senha, sempre poderá entrar no histórico e conferir o que está sendo usado no celular. Esta opção permite que você acesse de seu notebook ou do seu próprio smartphone.

7. Bom senso sempre

Educadores e psicólogos infantis garantem que o smartphone não pode ser um substituto de pais e mães, ou seja, o bom senso é essencial para a segurança e o desenvolvimento dos filhos. Crianças podem e devem brincar no mundo real e também devem aprender a se relacionar com outras crianças e adultos e ter experiências fora do mundo digital. Por isso, mais do que proibir ou limitar o uso do smartphone, é bem importante você estimular as crianças a viverem o mundo real também, pois com um equilíbrio entre as duas coisas, você vai dar o melhor dos dois mundos para seus filhos.

Aqui, na Comunidade Moto, acreditamos que a experiência compartilhada é sempre especial quando se trata de crianças. E com o Moto Snaps você pode compartilhar com as crianças coisas incríveis! Já pensou usar o projetor para ver um filminho com seu filho neste Dia das Crianças? Você pode botar o Moto Snap Insta Share Projector para a experiência ficar ainda mais incrível! Ou, se preferir, pode usar o JBL SoundBoost para aqueles apps de música que as crianças adoram.

Então, tá esperando o quê?

Bote seu Moto em ação e crie experiências incríveis no Dia das Crianças!

POSTS RELACIONADOS

motostyle
geek

9 apps de controle financeiro e 1 Moto Investimento Esperto