experiênciasmoto

Usando o celular para atrair clientes


Escrito por Motorola

São mais de 160 milhões de celulares com acesso à internet de alta velocidade (3G e 4G) no Brasil, segundo a Anatel. Esse número é maior que o número de computadores pessoais, o que transforma os smartphones na primeira porta de entrada para o vasto mundo da web em nosso país para muitos usuários.

É impossível ignorar a força da internet móvel e, a partir disso, grandes e pequenas empresas já há muito tempo planejam estratégias para integrar transações físicas e virtuais pelos smartphones.

Esse planejamento tem nome: vendas por multicanais. Isso significa que na loja o cliente pode perguntar alguma informação ao vendedor, acessar a web pelo telefone, ler críticas dos produtos e pesquisar preços. Em alguns casos, como na Coreia do Sul, empresas como a Tesco aboliram 100% o contato físico com vendedores e fazem todas as transações online a partir do celular, usando QR Code. Com painéis instalados ao longo do metrô de Seul, as pessoas conseguem comprar os mais variados produtos do supermercado apenas apontando o celular para ele.

 

 

Como surgiu o QR Code?

O QR Code foi criado pela empresa japonesa Denso-Wave, em 1994, para identificar peças na indústria automobilística, e desde 2003 é usado para adicionar dados a telefones celulares por meio da câmera fotográfica. O QR Code vem sendo usado em revistas, campanhas publicitárias, videoclipes e até em games.

Ele se popularizou como um meio de transmitir informações rapidamente a dispositivos móveis. Após a decodificação, o QR Code passa a ser um trecho de texto ou um link que irá redirecionar o acesso ao conteúdo publicado em algum site ou loja virtual.

São muitos usos possíveis: desde lojas itinerantes, cartazes de cinema até cartões de visita, que usam o recurso interativo para complementar e passar mais informações ao consumidor. Com o Moto X Play* você não precisa ficar quebrando a cabeça atrás do “melhor aplicativo para ler QR Code”: você apenas aponta a câmera diretamente para o código e ela reconhece e abre os links instantaneamente; dessa forma ficou mais fácil inserir a estratégia de vendas ao dia a dia de qualquer empresa.

*Outros celulares da família Motorola também possuem esse benefício, como o Moto G(3ª Geração), o Moto X Style, o Moto X (2ª Geração) e o Moto Maxx.

POSTS RELACIONADOS