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A cara da nova moda carioca é pura inovação


Escrito por Motorola

Como marcas independentes do Rio de Janeiro têm usado as tecnologias digitais a favor da criatividade

A era digital tem trazido grandes desafios para o mundo da moda nos últimos anos. Prova disso são as discussões em torno do futuro dos desfiles: se no passado as pessoas esperavam para ver as últimas tendências nas passarelas, hoje a informação chega instantaneamente através do Instagram de celebridades, influenciadores e compradores, colocando em xeque o fator surpresa. A sazonalidade das temporadas também está em debate, já que não parece mais haver sentido em aguardar seis meses para ter aquela peça tão desejada em mãos.

Cientes dessa realidade, novas marcas de moda carioca têm chamado atenção não só pela potência criativa, mas também pela forma como usam temas da atualidade e as redes sociais como ferramentas de divulgação e de proximidade com seus clientes. Um bom exemplo disso é a Sri Clothing, marca criada há 5 anos e que conta com 80 mil seguidores no Instagram, mesma faixa de número de grandes nomes como Gloria Coelho e Samuel Cirnansck.

Para a diretora criativa da grife, Ana Cristina Agra, a fórmula “catálogo + desfile” já não tem a mesma eficácia. “O desfile, de certa forma, é segregador e distancia o público, apesar de ter seu valor lúdico. Acredito que estamos vivendo a transformação desse modelo e o que vem por aí será melhor”, conta.

Campanha da Sri Clothing divulgada no Instagram, Facebook e Pinterest da marca

Essa visão positiva sobre os novos tempos vem junto com uma maneira diferente de enxergar e de se reconectar com a cidade, já que as criações partem muito da relação da estilista com o Rio de janeiro. “A Sri seria muito diferente se nossos estímulos fossem de outra cidade e, principalmente, de outras pessoas. A rua, a noite, o lifestyle e todo o universo das pessoas que convivemos são nossas maiores inspirações”, completa a estilista, que faz uma leitura pop-cibernética do estilo da garota carioca.

A Aro Swimwear é mais um exemplo de loja que tem chacoalhado o meio digital sem perder o laço com o dia a dia e o estilo de vida da cidade maravilhosa. Focada em moda praia, a marca tem a proposta de resgatar o protagonismo do Rio de Janeiro como produtor de tendência dentro desse nicho, criando looks que transitam entre a rua e a areia. “A praia no Rio é um lugar muito democrático e de encontro de pessoas muito diferentes, e isso acaba gerando muita cultura. Nossa ideia é confeccionar peças 100% confortáveis e que vão do mar para uma festa”, explica Isadora Ferrari, sócia da Aro junto com Danielle Cavalher.

Campanha da Aro Swimwear nas praias da zona sul carioca // Foto: Cassio

A marca se destaca ainda por utilizar “corpos reais” em suas campanhas, que são amplamente divulgadas nas redes sociais. “Desde o início queríamos chamar pessoas que achamos bonitas, independentemente de serem modelos ou não. Isso acabou virando nossa identidade e agora temos um monte de meninas que nos acompanham e querem participar das sessões de fotos. O legal é que elas começam a ver o corpo delas de outra forma”, aponta Isadora.

Pegando carona no movimento genderless, com peças desenhadas tanto para o corpo feminino quanto para o corpo masculino, a Beira aposta em modelagens fluidas e tecidos naturais. Com uma proposta bem pé no chão, as roupas trazem funcionalidade e conforto, características fundamentais dentro do cotidiano carioca. Segundo o site oficial, “A cidade do Rio de Janeiro representa um local de pertencimento para a marca, onde desafios e oportunidades modelam os pilares do desenvolvimento dos produtos”. O sucesso é tamanho que a Beira vende suas criações para países como Japão, Itália, Dinamarca e Estados Unidos. As coleções, que não são determinadas para estações do ano, contam com divulgação em formato de campanha nas redes sociais, em imagens que detalham formas e geometrias.

Beira e sua moda sem gênero // Fotos: Divulgação

Vale ainda conhecer e prestar atenção na Handred e sua vocação para a alfaiataria clássica, na Paradise e seu universo mágico e colorido de estampas e na Haight, que faz uma moda praia minimalista e sofisticada.

Haight Clothing, Paradise Rio e Handred // Fotos: Divulgação

Não deixe de seguir essas marcas nas redes sociais e acompanhar as novidades em primeira mão. E aproveite para fotografar o seu look do dia nas ruas com a hashtag #hellocidades.

 

Foto da capa: Campanha Haight Clothing por Hick Duarte

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