experiênciasmoto
roteiro moto

A folia já começou


Escrito por Motorola

Um guia para curtir o Carnaval pelo Brasil

Falta menos de um mês para o Carnaval e as prévias já estão a todo o vapor. Por aqui, claro, já estamos em clima de folia!

Para quem não aguenta esperar até a data oficial, a Comunidade Moto separou alguns dos bloquinhos e ensaios pré-Carnaval de cinco cidades no Brasil. Chame a galera e já prepare a fantasia! 😀

Recife


Enquanto Isso Na Sala De Justiça — Divulgação

Pernambuco tem um dos Carnavais mais tradicionais do País, e o que não falta são prévias para os foliões se aquecerem em Recife e Olinda. As duas cidades são conhecidas por seus divertidos bailes, com direito a serpentinas, confetes e muita alegria.

Um dos mais animados é o Siri na Lata, que neste ano tem como tema “Tem Siri no Bordel do Lewandowski”. A diversão acontecerá no dia 17/02, no Clube Português, em Recife, com abertura de Almir Rouche, um dos ícones do Carnaval pernambucano.

Outro baile que já se tornou um clássico é o Enquanto Isso na Sala da Justiça, que reúne milhares de pessoas fantasiadas, principalmente com a temática de super-heróis. No dia 10 de fevereiro, o destaque será Alceu Valença tocando seus maiores clássicos e sucessos de Carnaval, além das bandas Los Sebosos Postizos e Mundo Livre S/A, e a Escola de Samba Preto Velho.

 

Salvador


Baianasystem — Divulgação

Em Salvador, os preparativos para o Carnaval começam com as tradicionais festas religiosas de largo, como a procissão marítima de Bom Jesus dos Navegantes, a famosa Lavagem do Bonfim e a Festa de Iemanjá. Depois vêm os ensaios de verão dos blocos, bandas e cantores que antecipam a energia do Carnaval baiano.

Neste ano, duas prévias prometem animar o fim de semana anterior ao Carnaval, no contrafluxo do Circuito Dodô, de Ondina até a Barra. No dia 18 de fevereiro, acontecerá o Fuzuê, com grupos culturais e folclóricos, como o bloco afro Malê Debalê e a banda Commanche. Já no dia 19 vai ter o Furdunço, com atrações como BaianaSystem, Batifun e Vitrola Baiana.

 

Belo Horizonte


Baianas Ozadas — Julia Lanari

A capital de Minas Gerais vem despontando como um dos circuitos de Carnaval mais badalados do Brasil, graças a seus blocos de rua gratuitos. Democráticos, eles têm públicos bem variados, com atrações para todos os gostos.

Um deles é o Mamá Vaca, que tem ensaio marcado para o dia 14 de fevereiro, na entrada da Comunidade Vila Estrela, no Bairro Santo Antônio, às 19h. Outra boa pedida é o bloco Baianas Ozadas, com ensaios marcados para os próximos sábados, dias 11 e 18 de fevereiro, a partir das 10h, no CMRR – Centro Mineiro de Referência em Resíduos.

 

São Paulo


Acadêmicos do Baixo Augusta — Divulgação

No Carnaval 2017, São Paulo terá mais de 400 blocos de rua espalhados pelos quatro cantos da cidade, da Vila Madalena ao Centro, passando por Pompeia, Tatuapé e Santana. Abraçando todas as tribos, tem bloquinho para quem curte música eletrônica, rock, MPB, axé, e por aí vai.

No pré-Carnaval do Centro, um dos destaques é o bloco Venga, Venga, que invade o Viaduto Santa Ifigênia com folclore, muitas cores e danças. O “fervo” está marcado para o dia 18 de fevereiro, a partir das 16h, e contará com a ala das ciganas, a ala burlesca e a ala dos faunos.

No dia seguinte, dia 19, a pedida é o Acadêmicos do Baixo Augusta, que terá Simoninha como puxador e participações especiais de Tiê, Tulipa Ruiz, Max de Castro, entre outros.

 

Rio de Janeiro


Cordão do Bola Preta — Marcos Mello

A Cidade Maravilhosa não poderia ficar de fora das prévias carnavalescas, não é?
Além dos tradicionais ensaios das escolas de samba, o Rio de Janeiro também é conhecida por seus bloquinhos que costumam tocar samba e marchinhas clássicas.

Fundado em 1918, o Cordão da Bola Preta é o mais antigo bloco de Carnaval carioca e o último remanescente dos antigos cordões carnavalescos que existiam no início do século XX. Ele sai tradicionalmente na Avenida Rio Branco, no Centro, e costuma sair também na sexta-feira imediatamente anterior à abertura do Carnaval, que neste ano será no dia 24 de fevereiro.

Já o bloco Simpatia é Quase Amor tem baile marcado para o dia 10 de fevereiro, no Samba Luzia Rio, para a escolha do samba 2017.

E aí, se animou? Então guarde essa dica de carnavalesco para não ficar na mão na hora da folia: com o Moto Snap Incipio offGRID Power Pack (compatível com a família Moto Z) você tem energia extra para não se perder dos amigos e registrar as fotos da folia sem medo de ser feliz!

POSTS RELACIONADOS

motostyle
arte

A sinalização artística de Kleber Matheus

motostyle
arte

A trajetória do cinema brasileiro