motostyle
motolovers

A moda também nos smartphones: o estilo étnico


Escrito por Motorola

Saiba mais sobre uma das principais tendências das passarelas nessa entrevista com a Moto Fã Andressa Zanandrea.

Tecidos naturais, tons terrosos e materiais regionais. Tudo isso define bem o estilo rústico, com influências de culturas étnicas, que vem dando as caras entre as principais tendências da estação. O estilo, que vai muito além das estampas coloridas, traz como inspiração as particularidades de tribos e etnias ao redor do mundo, mas de um jeito reinventado.

A tendência étnica que chega às lojas daqui nada mais é do que um ciclo: as roupas e os acessórios de pequenos grupos, com tradições e particularidades específicas, acabam influenciando designers de produto e estilistas, que interpretam essas características a partir de seu próprio olhar.

Depois disso, as grandes marcas e lojas de departamento adaptam a tendência de uma forma mais acessível, já antecipando as necessidades e vontades de seus clientes. Assim, aquela determinada estampa ou material típico de uma pequena tribo chega até a gente de uma forma que, em muitos casos, nem sabemos exatamente de onde veio a inspiração original.

É justamente por isso que as referências chegam de novas maneiras até nós, os consumidores finais. Pensando nessa tendência mais rústica, quem ganha força nas lojas são as texturas típicas de trabalhos artesanais, como a palha, a ráfia e o bambu – que é, inclusive, uma das opções disponíveis para a parte traseira do Moto X Style no Motomaker.

O resultado de toda essa mistura é pura brasilidade e, por isso, uma das apostas dos pesquisadores de tendências para esta temporada. Na prática, esse estilo aparece em uma paleta de cores como o marrom, o bege, o off-white e o laranja mais queimado, além de tecidos como o linho e o algodão. Nos acessórios (e nos próprios smartphones!), o uso de madeira e de miçangas é uma boa opção para as mais básicas que querem aderir ao estilo.

Desfiles (da esquerda para a direita): Tufi Duek, 2nd Floor, Animale e Forum | Montagem: Blog Lilian Pacce | Fotos: Márcio Madeira/Zeppelin.

Foi o caso de Andressa Zanandrea, que é fã de longa data da Moto. Para ela, o Moto X Style com capa de bambu é o melhor complemento para seu estilo clean. A história de Andressa com nossos aparelhos é antiga: ela começou com o superpopular V3, lá no começo dos anos 2000, passou pelo Moto G e por dois modelos do Moto X até chegar ao Moto X Style, que hoje é seu companheiro inseparável. Ninguém melhor do que a própria Andressa para contar um pouco dessa história de amor com a Moto!:

“Há três anos tenho o Moto X de bambu – tive o Moto X (1ª Geração), o Moto X (2ª Geração) e agora o Moto X Style. Antes deles, tive um Moto G, e já tinha adorado o aparelho por inúmeros motivos: funcionalidade, duração da bateria, etc. Mas amei ainda mais o Moto X, até porque já namorava a versão em bambu. A Motorola já tinha feito parte da minha vida em 2004, quando tive um V3 pink, que amava muito. Eu sonhava com a versão dourada da Dolce & Gabbana, que era superexclusiva.” <3

Para escolher a parte traseira do seu smartphone, prevaleceu o critério de estilo + exclusividade. “Acho que é o mesmo sentimento que tenho com o aparelho de bambu: é algo selecionado. Quando fui trocar o Moto X (2ª Geração) pelo Moto X Style, ao customizar o aparelho no Motomaker, pensei até em escolher outro revestimento, mas não teve jeito: fui fiel!”, ela conta.

Como Andressa é editora de moda e beleza da revista Quem, vive antenada às tendências  – mas passa longe de ser uma vítima delas! “Embora lide com moda todos os dias, tanto na redação quanto em eventos e sessões de fotos, tenho o estilo mais básico. Mas gosto sempre de um algo a mais: um brilho, um acessório ‘bafônico’, uma textura… Acho que, por isso, o Moto complementa, sim, meu estilo. Não é um aparelho comum – tem esse efeito-surpresa de que gosto tanto”. <3

Se você também já personalizou seu Moto, mostre o resultado pra gente no e-mail [email protected] ou pela hashtag #motofoto!

POSTS RELACIONADOS