hellocidades
hellorecife

Admirando Brennand


Escrito por Motorola

Francisco de Paula Coimbra de Almeida Brennand. Se você ainda não conhece esse nome, pode estar perdendo um passeio e tanto no Recife. O artista plástico e escultor pernambucano, de 92 anos, desenvolve trabalhos em diferentes suportes, sendo mais conhecido por suas incríveis esculturas de cerâmica.

Essas belezas podem ser vistas no Marco Zero e em um complexo monumental composto por museu, parque e ateliê. O Hello Moto, dentro do projeto #hellocidades, te leva para conhecer o Parque das Esculturas Francisco Brennand e a Oficina Cerâmica Francisco Brennand.

 

 

Parque das Esculturas

 

Construído em frente ao Marco Zero, cercado pelas águas do rio Capibaribe, o Parque das Esculturas conta com 90 obras do artista. A mais famosa delas é a Coluna de Cristal, com 32 metros de altura e confeccionada em argila e bronze. 

 

O parque foi criado nos anos 2000, como marco comemorativo da cidade do Recife aos 500 anos do Descobrimento do Brasil. Difícil não se encantar com os monumentos e também com a linda vista que se tem da capital pernambucana.

 

Vista do Parque das Esculturas Francisco Brennand
Vista do Parque das Esculturas Francisco Brennand

 

Para chegar lá é necessário pegar um barco que sai de um pequeno píer no Marco Zero e fazer a travessia, que custa R$ 5,00.

 

Oficina Cerâmica Francisco Brennand

 

Um pouco mais distante, mas igualmente imperdível, é a Oficina Cerâmica Francisco Brennand. O projeto surge em 1971 nas ruínas de uma olaria do início do século XX, no bairro histórico da Várzea.

 

Entrada da Oficina Cerâmica Francisco Brennand
Entrada da Oficina Cerâmica Francisco Brennand

 

Lugar único no mundo, cercado por remanescentes da Mata Atlântica, o complexo monumental conta com aproximadamente 2000 obras entre esculturas, murais, painéis, pinturas, desenhos e objetos cerâmicos. É passeio de um dia inteiro, para apreciar com calma e aproveitar a natureza.

 

 

Cada espaço tem a sua característica própria, desde a entrada até os ambientes internos, que contam com ateliê do artista, museu, espaço para eventos e até um anfiteatro. Destaque para o Templo Central e a Sala das Esculturas, com os painéis do artista em exposição permanente.

 

O conjunto arquitetônico está em constante processo de mutação, mantendo a instituição sempre viva.

 

 

Com certeza você terá muitas fotos para compartilhar com as hashtags #hellocidades e #hellorecife!

 

Endereço: Propriedade Santos Cosme e Damião s/n – Várzea.

Horário de visitação: Segunda a quinta, das 8 às 17h; sexta, das 8h às 16h; sábados e domingos, das 10h às 16h.

POSTS RELACIONADOS