Coletivo leva o acesso à prática através de aulas abertas, de forma espontânea e gratuita
Já pensou em aprender ioga de graça em algum parque da cidade? Há cinco anos isso acontece em Porto Alegre através das ações do Coletivo Namaskar. A iniciativa nasceu com o intuito de democratizar a prática, levando a sala para a praça, onde qualquer pessoa disposta pode se juntar e praticar ioga dentro das suas capacidades.
“Senão em todas, ao menos em quase todas as práticas que conduz, uma ou mais pessoas estavam fazendo ioga pela primeira vez na vida. E raras vezes também tivemos moradores de rua que se sentiram encorajados a fazer a prática junto conosco, e isso é maravilhoso”, ilustra Kaiã Machado, um dos dez professores que faz parte do coletivo e foi nosso anfitrião numa manhã de domingo no Parque da Redenção (Parque Farroupilha).
Segundo ele, há praticantes que têm sua porta de entrada para ioga nos parques e depois procuram aprofundamento em escolas especializadas. E há os que prefiram se manter exclusivamente nas aulas do Coletivo, justamente pela proposta de praticar a céu aberto, em contato com a terra, o vento, a temperatura ambiente, o som dos pássaros. As aulas são sempre de nível iniciante a intermediário.
O convite é o de desmonetizar a prática e ressignificar o valor das atividades partilhadas. Ainda assim, muita gente acaba contribuindo com algum valor ou propõe trocas, como alimentos ou algum outro presente.
“Eu diria que estes são os pilares do coletivo. Ocupar o espaço público de forma produtiva e proveitosa para qualquer pessoa que tenha interesse, enriquecendo a cultura da cidade e contribuindo para a participação coletiva”, ressalta.
Com isso tudo, o Coletivo Namaskar acaba quebrando certos estereótipos e padrões físicos, e também a ideia de que seja preciso um ambiente climatizado e com músicas relaxantes para obter êxito na prática.
As aulas do Coletivo Namaskar acontecem várias vezes por semana com distintos professores e lugares públicos. Para saber mais, acompanhe a programação pela página oficial.