Há quem diga que se o Brasil é o país do futebol, Porto Alegre deveria ser a sua capital. E não é por menos. A cidade já sediou duas copas do Mundo, em 1950 e 2014, e abriga uma das maiores rivalidades do esporte: o clássico Grenal. Sem falar no fato de ser berço de craques históricos, como Ronaldinho Gaúcho e Falcão.
Mas não é só na Arena do Grêmio e no estádio Beira Rio, do Internacional, que Porto Alegre vive o futebol. Por isso, selecionamos três lugares para amantes do esporte bretão conhecerem na capital gaúcha. Tem restaurante, bar e até uma loja de futebol de botão.
BRECHÓ DO FUTEBOL
O Brechó do Futebol nasceu como um pequeno negócio de troca e venda de camisetas de clubes e seleções. Mas o espaço cresceu e, hoje, abriga também um bar e um café no seu andar térreo.
A loja conta com acervo de 6,3 mil itens capaz de enlouquecer qualquer fanático por futebol. Entre as raridades, está uma camiseta da seleção brasileira usada por Pelé na década de 1960.
Já o bar tornou-se o ponto de encontro mais famoso de Porto Alegre em dias de jogos. A televisão está sempre ligada. Passa desde amistoso até Copa do Mundo.
A loja funciona de segunda-feira a sábado, das 13h às 19h. O café abre de segunda-feira a sábado, das 9h às 19h. E o bar abre todos os dias a partir das 18h.
Onde fica: Coronel Fernando Machado, 1180 – Centro Histórico.
FOODball
O FOODball é uma almondegaria com a temática futebol. No cardápio, você pode escolher uma almôndega Maradona ou George Best. Ou quem sabe um Pancho Suárez? Para o prato principal, a casa decidiu homenagear um craque do interior gaúcho: Sandro Sotilli.
O lugar é pequeno e aconchegante. No andar de cima, está sendo preparada uma arquibancada e um telão para a galera assistir aos jogos. E com chopp por um preço justo.
“Eu e meu sócio temos uma ligação com o futebol, de ir ao estádio e viajar para ver os jogos. O futebol está conosco e, agora, a gente procurou trazer para o nosso comércio o ambiente de arquibancada que a gente vive”, conta o sócio proprietário do FOODball, Rodrigo Bolson Santos.
Aberto das 11h30 às 23h30.
Onde fica: Coronel Genuíno, 213 – Cidade Baixa.
BAZAR MIMO
Em Porto Alegre, o futebol de botão não morreu. A capital gaúcha tem até loja especializada, uma visita imperdível para os mais nostálgicos. O Bazar Mimo está prestes a completar 40 anos e segue comercializando botões, mesas e troféus. Um time completo custa entre R$ 70 e R$ 400.
Depois que Seu Mimo, o fundador, faleceu, há cinco anos, seus três filhos tocam o estabelecimento. Hoje, as vendas pela internet já representam 30% dos negócios. “As pessoas ainda gostam de vir aqui para escolher. Tem um pessoal que vem do interior do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Esses gostam de ver o botão ao vivo antes de comprar”, conta Domenico Marrone Romano, um dos sócios.
No mezanino, duas mesas de futebol de botão disponíveis para locação estão sempre ocupadas. Os frequentadores mais assíduos realizam até campeonatos da modalidade.
Aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 19h. Nos sábados, das 9h às 15h.
Onde fica: Coronel Fernando Machado, 568 – Centro Histórico.