hellocidades
hellobh

Desbravando Minas à pé


Escrito por Motorola

Conheça o Caminhada Mineira, grupo que incentiva o ecoturismo nas trilhas do estado

Quem vive no ambiente urbano facilmente sente um bem-estar ao entrar em contato com a natureza e suas paisagens bucólicas. Pensando em tornar essa sensação mais frequente, dois amigos de Belo Horizonte fundaram o grupo Caminhada Mineira.

Para saber como o grupo tem ajudado a difundir o ecoturismo, o Hello Cidades conversou com Marcelo Pereira, um de seus fundadores: “Quem ainda não fez trilhas em Minas Gerais vai se surpreender com o relevo, a receptividade e o tempero mineiro.”

 O prazer de pôr o pé na estrada

Desde 2006, Marcelo Pereira e Marcelo Máximo têm ajudado a popularizar o roteiro de trilhas que cortam as serras mineiras e estados vizinhos. No caminho, paisagens 360° que oferecem um visual incrível de “mar de morro”, a superação de desafios, pratos típicos da região e a famosa hospitalidade do mineiro.

“O Caminhada Mineira não tem fins lucrativos, organizamos e fazemos as caminhadas por prazer em nossos momentos de lazer. Os membros do grupo doam seu tempo e expertise para organizar e realizar as caminhadas, com isso os valores são acessíveis”, explica Marcelo Pereira.

Coletividade acima de tudo

Com mais de 1500 pessoas cadastradas e cerca de 50 roteiros para idades e condicionamentos físicos diferentes, o grupo busca caminhar, curtir a natureza de forma consciente e responsável, além, é claro, de promover a socialização.

“Nas trilhas o grupo vence desafios, passa por momentos de euforia com pessoas desconhecidas e esse ambiente desperta instintos básicos de sobrevivência como companheirismo e cooperação. É comum pessoas se conhecerem, namorarem e até se casarem nas caminhadas”, brinca Marcelo.

Das redes sociais para o topo de Minas

As caminhadas são divulgadas em eventos na página do Facebook, o que facilita a organização do grupo. “Divulgamos as distâncias, detalhamos os percursos e auxiliamos na escolha do que vestir, calçado, que levar se alimentar”.

Durante as trilhas, os smartphones servem para capturar imagens em fotos e vídeos e na orientação de trilhas não sinalizadas por meio de aplicativos.

Esforço recompensado

Depois de alcançar o ponto alto da serra e ser agraciado com a visão única do topo das montanhas, fica fácil entender o que move esses aventureiros. Marcelo Pereira sintetiza isso de forma clara:

“O esforço físico associado às belas paisagens fazem as pessoas se desconectarem dos problemas e se conectarem as serras mineiras”.

Para desbravar o ecoturismo em Minas Gerais, entre em contato com o Caminhada Mineira. Continue acompanhando o Hello Cidades para encontrar novas oportunidades de conexão em BH.

POSTS RELACIONADOS

motostyle
arte

Festival de curtas: para ver no cinema e no seu Motorola