Dos boomers a geração Z: Como cada geração está conectada ao universo digital


Escrito por Motorola

Não dá para negar que a tecnologia está presente em grande parte das nossas vidas, né? O mundo virtual se expandiu e hoje existe um espacinho para cada geração aproveitar os benefícios de viver na era digital.

Seja você um baby boomer, pertencente à geração X, um millennial ou alguém da geração Z, o universo digital faz parte da sua vida de alguma forma. Mas, já parou para pensar em como as outras gerações estão incluídas nessa rede? Vamos te ajudar a sair da bolha e entender melhor qual é a relação de cada um desses grupos com a internet.

Baby boomers

Os nascidos entre 1945 e 1964 passaram por um processo de inclusão digital, que hoje se estabelece como uma relação físico-digital. Em outras palavras, eles precisaram se adaptar aos novos meios de tecnologia e a migração de diversas atividades que saíram do mundo físico e hoje acontecem no mundo virtual. Esse processo de adaptação para depender de um aparelho ou de uma conexão com a internet pode ser um pouco complicado, principalmente para uma geração conhecida pela autossuficiência, o que faz que muitos boomers mantenham uma ligação forte com formatos presenciais, com os quais possuem maior familiaridade, como ir ao banco ou ao mercado, por exemplo. 

Geração X

A geração que cresceu acompanhando alguns avanços da tecnologia, nascidos entre 1965 e 1981, já possui mais intimidade com ela. Eles também passaram por um processo de adaptação, a diferença é que essa pôde acontecer de forma mais suave, em que conseguiam ver nas ferramentas digitais uma opção para facilitar os processos do dia a dia. Essa geração de pessoas empreendedoras e pragmáticas, mesmo que ainda conectadas às experiências presenciais, hoje possuem um domínio maior sobre suas jornadas digitais.

Geração Y ou Millennials

Os Millennials, que chegaram ao mundo entre 1982 e 1994, são nativos digitais. Com o boom da era digital e a popularização dos smartphones, essa geração acompanhou um período em que toda a informação que precisavam estava na palma da mão e a qualquer momento. Eles são conhecidos por priorizar a experiência e mudaram os padrões de consumo e de relacionamento no mundo tecnológico, além de aproveitarem ao máximo os recursos disponíveis e benefícios que podem existir em cada um deles.

Geração Z

A geração da impressora 3D, da inteligência artificial e dos carros autônomos não poderia ser mais imersa nas tecnologias atuais, né? Os nascidos de 1995 a 2010 são super ativos nas causas digitais, buscam se posicionar e principalmente criar. Eles conhecem o mundo como um lugar com tecnologias avançadas e muito conectado, por isso, suas rotinas se baseiam quase que exclusivamente na internet. Em casa, nos estudos, no trabalho e até nas relações, essa geração tem o domínio das práticas digitais e estão acostumados a reagir e a buscar soluções imediatas, uma consequência dessa imersão no universo digital.

Cada uma com suas necessidades e formas de se relacionar com as tecnologias, todas as gerações encontraram um formato próprio para estar em rede no século XXI. Agora ficou bem mais fácil entender todas essas diferenças, e são elas que tornam cada geração única! É sobre isso e tá tudo bem 😌

POSTS RELACIONADOS

#hellocidades
hellopoa

Vila Flores: colaboração, arte e educação em Porto Alegre

motostyle
geek

Reality shows para maratonar nas férias