motostyle
geek

Hackathon Mod The Future: nós vimos o futuro!


Escrito por Motorola

Veja como foi o evento de inovações tecnológicas que acontecem em Campinas

O terceiro país do mundo a receber uma Hackathon Mod The Future da Moto foi o Brasil, depois dos Estados Unidos e da China. Ele aconteceu no Instituto Eldorado, na cidade de Campinas, interior de São Paulo,  entre os dias 20 e 21 de maio, como adiantamos por aqui.

O Mod The Future contou com a parceria da Ford, que viu na tecnologia dos Moto Snaps uma oportunidade de melhorar a inteligência dos seus veículos e suas soluções de compartilhamento de carros, de olho nas tendências atuais de mobilidade.

A Comunidade Moto esteve por lá, durante os dois dias do evento. E pôde constatar a empolgação e o potencial que temos em terras brasileiras para desenvolver tecnologias de grande impacto na vida das pessoas. E foi esse interesse em criar soluções para diferentes problemas cotidianos que marcou as ideias que vimos na Mod The Future. Os cerca de 80 participantes eram de várias idades e históricos diferentes. Smartphones são utilizados por pessoas com perfis de uso distintos em todo o mundo. Dar a chance dessas inovações serem encabeçadas por pessoas que entendem a realidade, as necessidades e a cultura de seus países torna o processo mais democrático e inclusivo.

Divididos em grupos de 5 pessoas (entre eles programadores, especialistas em hardware, empreendedores e até profissionais de saúde), os participantes se propuseram a criar, em pouco mais de 24h, um protótipo de Moto Snap o mais funcional possível, defender sua relevância, entender sua viabilidade de mercado, e quem sabe, saírem vencedores.

Conversamos com Christian Flowers, engenheiro da Motorola que participou ativamente do desenvolvimento dos Moto Snaps, e ele nos fez uma observação pertinente: a Hackathon brasileira teve uma presença feminina superior às edições norte-americanas – um um ótimo indicador para o Brasil.

Um grupo majoritariamente feminino levou o primeiro lugar, com o projeto “DefenseSnap”: um dispositivo que atua como um botão do pânico para mulheres que se encontram em situações de abuso. Inspiradas por situações vividas no transporte coletivo, onde oportunistas se aproximam de suas vítimas com más intenções, o Defense Snap permite com que a vítima se defenda afastando o abusador com uma sirene de alta frequência e volume, e possa chamar ajuda de contatos de confiança ou da polícia. O botão é acionado de forma discreta, embutido em acessórios como pulseiras, colares ou anéis. O Moto Snap funciona como carregador para os acessórios e guarda os componentes de áudio.

Outro destaque foi a solução de pagamento “SnaPay”, — que ficou em segundo lugar da premiação e promete livrar vendedores autônomos da inconveniência de carregar uma maquininha junto com seus smartphones para realizar pagamentos móveis.

Também presenciamos um grupo oferecer soluções de auxílio à locomoção dos deficientes visuais. Através de sensores a laser e ultrassônicos acoplados a um Moto Snap, é possível auxiliar uma pessoa cega a andar pela cidade desviando de obstáculos com ajuda de um feedback tátil (vibrações que oscilam de acordo com a distância de um objeto) e sonoro, com navegação por voz.

Propostas para a saúde se fizeram presentes: um eletrocardiógrafo, uma bombinha de asma e um medidor de glicose: todos com a praticidade da tecnologia dos Moto Snaps e associados a aplicativos quem mantém um histórico do paciente.

Três grupos apresentaram propostas para o desafio da Ford, e um deles saiu vencedor com uma ideia que permitia não só compartilhar o veículo de forma eficiente, mas também manter um histórico de seu status, além de um mecanismo de mapeamento para não perder o carro em grandes estacionamentos.

Entre os juízes que escolheram as equipes ganhadoras estavam Renato Arradi, diretor de Produtos da Motorola Brasil, e Sílvio Meira, especialista e consultor em empreendedorismo e inovação do Porto Digital, no Recife.

O primeiro lugar levou para a casa um kit de desenvolvimento de Moto Snaps. Cada integrante ganhou ainda um Moto Z com Moto Snaps, além da oportunidade de se tornar um parceiro oficial da Motorola. O segundo lugar, levou um kit de desenvolvimento e um Moto Z Play por integrante.

Foram dias intensos, que vivenciamos de perto. Para compartilhar um pouco da experiência com você, fizemos uma cobertura fotográfica do que aconteceu por lá, e você confere a galeria agora.

Veja os melhores momentos do evento na nossa galeria.

Fique de olho na Comunidade Moto para conferir a cobertura oficial em vídeo do Mod The Future!

 

POSTS RELACIONADOS

motostyle
geek

10 melhores séries nacionais para maratonar

motostyle
arte

O lado delicioso das festas juninas