hellocidades
hellosãopaulo

Hello SP: O lambe-lambe nas ruas da capital


Escrito por Motorola

Saímos com Ygor Marotta, do “Mais Amor Por Favor”, e Gabriela Saueia, do “Depois das Seis”, para entender mais sobre a arte que cobre muros e paredes de São Paulo

O pôster lambe-lambe não é novidade. Ao circular por São Paulo nos deparamos com dezenas de cartazes espalhados em muros e paredes. As temáticas também variam. Humor, militância e arte se misturam com outros tipos de intervenção urbana. Mas apesar das diferenças entre elas, todas possuem o mesmo objetivo: transmitir uma mensagem.

Gabriela Saueia é a idealizadora do projeto “Depois das Seis“. Em 2013, a paulistana começou a fotografar diariamente o pôr-do-sol de diferentes pontos da capital paulista, para depois transformar as imagens em lambe-lambe e espalhá-las. “Foi uma forma de devolver para a cidade aquilo que ela me proporcionou”, disse a artista.

Após cinco anos de projeto, são quase cinco mil fotos e milhares de lambes espalhados por São Paulo. O “Depois das Seis” acabou levando Gabriela para todos os cantos da cidade, e ajudando a paulistana a redescobrir sua terra natal.

Ygor Marotta é provavelmente o criador de um dos lambe-lambes mais conhecidos de São Paulo: o Mais Amor Por Favor. O designer começou o projeto em 2009, escrevendo a mensagem em muros da capital. A frase rapidamente se espalhou não apenas pela cidade mas pelo Brasil inteiro, que começou a perguntar quem era o autor.

Foi quando Ygor decidiu criar os pôsteres. “Muita gente me pedia pra ir em sua cidade e escrever na rua. Eu não consigo estar em todos os lugares para passar uma mensagem, e nem preciso. Pensei em como daria para criar uma peça e passar ela para o Brasil. E aí eu comecei a imprimir os pôsteres”. Em quase dez anos, já são 40 mil cartazes impressos e espalhados pelo país.

A pergunta que todos sempre fizeram foi: de onde surgiu a ideia de espalhar essa mensagem? “Acho que as pessoas estão cada vez mais duras de sentimento, e acho que elas esqueceram de sentir. Então eu senti uma necessidade de comunicar isso na rua, de pedir amor“, diz ele. “O amor não é a relação de afeto entre duas pessoas, é mais amplo. É do respeito, da consciência como uma unidade só”, completa.

O Hello Moto acompanhou Gabriela e Ygor durante um rolê para colar os lambe-lambes em São Paulo. Gabi usou o moto z³ play e o snap Polaroid Insta-Share Printer para produzir as imagens que deram origem aos seus lambes. Confira como foi no vídeo:

POSTS RELACIONADOS