phonelifebalance
geek

Quer trabalhar com games? Sidão do Game dá dicas de como começar


Escrito por Motorola

O mundo do e-sport e games explodiu na década que se encerrou em 2020 e, hoje, é um dos mercados mais lucrativos do entretenimento. A alta popularidade reflete também na grande procura por transformar os games em algo além do hobby e fazer dessa paixão, um trabalho. E, se você sonha em trabalhar com games, o Hello Moto falou com um especialista no assunto para te dar algumas dicas.

Sidão do Game é um nome conhecido entre os consumidores de jogos e já está neste mercado há 10 anos. Ele acompanhou de perto o salto vertiginoso que a indústria deu nesse meio tempo. “É muito satisfatório ver que os games se tornaram uma mídia popular e lucrativa, sendo o meio de entretenimento mais consumido do mundo atualmente. A globalização e a acessibilidade (como os jogos mobile) foram um fator poderoso para se tornarem algo “mainstream” e que pode ser levado além do hobby, seja pelo lado dos desenvolvedores e criadores de conteúdo”.

Com um canal no Youtube com mais de 2 milhões de inscritos, Sidão fez da sua paixão, seu trabalho e, hoje, faz conteúdo de todos os tipos sobre o universo dos games. “Jogo videogame desde meus 4 anos. Em 2011, com 16 anos, criei meu canal com a intenção de levar meu hobby a mais pessoas e compartilhar experiências. Em 2016, percebi que poderia tornar minha paixão em trabalho, tanto que até me formei bacharel em Design de Games. Com o retorno do canal, agarrei a oportunidade de trabalhar com ele e a publicidade ao redor dele”.

E, para você que gostaria de seguir os passos de Sidão e transformar sua paixão pelos games, seja qual for, em trabalho, ele dá dicas para seu objetivo final. Se liga só:

 

  • Para a pessoa que quer ser um gamer profissional, o que ela precisa fazer e qual conselho você daria a ela?

 

Primeiro de tudo, a pessoa precisa entender em qual área quer trabalhar envolvendo videogames. Pois o leque de possibilidades é enorme: desde desenvolver games, a criar conteúdo, jornalismo, ser jogador(a) profissional no cenário de e-sports… só para citar alguns exemplos. Há muitas formas de unir games e trabalho, e acredito que a melhor forma de dar certo é fazendo isso com paixão e foco. Escolher os jogos e áreas que te inspiram e focar no objetivo. Mas lembre-se: no final das contas, videogames são diversão, são entretenimento. Não faça só pelo dinheiro, e sim unindo o útil ao agradável: fazer o que ama e ganhar dinheiro como consequência disso.

 

  • Hoje em dia, para chegar nesse patamar profissional, quais as maiores dificuldades que o gamer vai encontrar pelo caminho?

 

Concorrência. Sendo uma mídia tão popular, o mercado de games e muitas das áreas que mencionei estão repletas de bons profissionais e rostos conhecidos. Mas, o lado bom disso é que há muitos exemplos para estudar, analisar e tentar achar sua oportunidade. Entender o que você faz bem, mas também o que faz de diferente dos demais. Videogames são obras de criatividade e inspiração: Use e abuse disso! 

 

  • E, para buscar algum destaque no mundo dos games, seja como jogador ou produtor de conteúdo, o que você acha que o público e o mercado exigem do gamer?

 

Paixão, positividade e persistência. Você tem que gostar do que está fazendo e transmitir isso. Se você se esforçar para fazer o seu melhor e está legitimamente gostando do que faz, isso será transmitido naturalmente para todos. Repito: videogames são formas de inspiração e diversão, use disso! E, se for persistente o bastante, acredite, uma hora dará certo. Se não der, é só tentar de novo. Não persista no erro, mas aprenda com eles e persista no seu objetivo. Eu comecei meu canal em 2011 e só obtive sucesso em 2016. Errei, falhei, tentei de novo, pensei em desistir…,mas persisti na minha paixão até dar certo. Você também consegue!

Legal, né? O Sidão tem o poder de inspirar muita gente que, assim como ele, ama games. Se você é uma dessas pessoas e tem vontade de seguir o caminho da profissionalização, anota essas dicas e manda ver! A Motorola não só apoia esses sonhos, como também busca melhorar a experiência de quem ama jogar pelo celular, com mais qualidade e features pensados nos gamers.

POSTS RELACIONADOS

motostyle
geek

Desvendando o Canva: o app que deixa o design mais fácil