motostyle
arte

Richard Hodara tem uma proposta


Escrito por Motorola

Confira a nossa entrevista com Richard Hodara e saiba mais sobre o seu projeto EUxperimento .

Rotina no piloto automático, correria e uma batalha contra o tempo. Esse é o ritmo de vida de quem vive nas grandes cidades. Mal dá para contemplar as pequenas coisas. Ter experiências novas, então, quase impossível! Essa é a realidade que Richard Hodara desafia.

Por meio de seus projetos Vision Lights e EUxperimento, seu objetivo é fazer com que as pessoas repensem seu cotidiano e a maneira de enxergar o trivial.

Richard é formado em Administração de Empresas e, no princípio, foi trabalhar no negócio da família – o que faz parecer que seu futuro já estava traçado. Entretanto, sua vontade de criar e de se expressar falou mais alto. Ele fez as malas, repletas de questionamentos, e saiu para o mundo. Foi viajando que entendeu o que queria para si, e foi na fotografia que pôde imprimir toda a sua criatividade.

Com sua produtora Vision Lights, Richard faz fotos e vídeos autorais inspirados em tudo que está a seu redor. Sua visão de mundo é ampla, e para garantir uma identidade visual forte abusa de toques surreais como marca pessoal em seus trabalhos.

“Eu não acho que o cara mais rico é o que tem mais dinheiro, e sim o maior número de experiências.”

O EUxperimento propõe uma vivência única para quem topa aceitar o desafio. São sugeridas reflexões de como a sociedade reage a situações inusitadas, com temas de natureza cultural, comportamental, política ou religiosa.

O projeto já viu situações intrigantes, como o da estilista paulistana que passou uma semana usando burca (peça de vestuário de algumas mulheres islâmicas que cobre todo o corpo, deixando apenas os olhos expostos), enquanto seguia sua vida normalmente. Para uma amiga supervaidosa, a provocação foi ficar uma semana sem se olhar no espelho. O repórter Maurício Kubrusly topou passar uma semana de pijama enquanto tocava suas atividades diárias – o experimento virou matéria pro Fantástico.

“Quis criar algo que fizesse as pessoas pararem para pensar no dia a dia, que mostrasse os preconceitos e como lidar com temas polêmicos. Quero colocar uma pulga atrás da orelha de cada cidadão, e fazê-los refletir sobre coisas nas quais nunca pensaram antes.”

POSTS RELACIONADOS

motostyle
motolovers

Hello Future: Tudo sobre a pocket série com Didi Wagner