motostyle
social

Entre mesas


Escrito por Motorola

Um filho no colo, outro filho à mesa, uma xícara de café na mão e um enorme sorriso no rosto. Foi assim que Bárbara Soalheiro nos recebeu para uma entrevista em seu apartamento no Bairro de Higienópolis, em São Paulo. Bárbara é jornalista, com passagens pela Editora Abril e pela revista Colors. Ela foi considerada um dos 50 profissionais mais inovadores do Brasil em um ranking elaborado anualmente pelo ProXXIma – importante portal de inovação no Brasil, focado no universo da criação, dos negócios e da tecnologia – e também figura na lista da renomada revista americana GOOD entre os 100 profissionais mais criativos e que impulsionam mudanças importantes para o mundo.

A empresa que fundou em 2011, chamada Mesa & Cadeira, funciona como um modelo de consultoria inovador, que mistura educação e estratégia; para Bárbara é impossível separar as duas coisas – tanto que a filosofia da empresa é “aprender fazendo”. São de autoria da Mesa & Cadeira, por exemplo, a construção da plataforma educacional para financiamento esportivo patrocinado pelo jogador da NBA Kobe Bryant e o site de conteúdo inovador do UOL, o TAB. Bárbara não dilui claramente as fronteiras que separam a mesa de trabalho e a mesa de casa. “Uma experiência de trabalho pode acontecer de diversas formas. A coisa de ser ao redor da mesa tem muito a ver com a minha paixão por receber pessoas e acreditar que mesas são a combinação perfeita entre prazer (um lugar em que você come, bebe e se diverte) e compromisso (um lugar onde você produz e assina contratos).”

Bárbara Soalheiro se diverte enquanto dá o café da manhã para os filhos Martin e Samuel. (Foto Flavio Teperman)

Por isso o clima em sua casa mistura mamadeiras e computadores, trocas de fralda e reuniões ao redor da mesa de madeira feita com pés de rodinha que ela e o marido, o também jornalista Sérgio Gwercman, desenharam ao lado do arquiteto Marko Brajovic e que tinha o propósito de ser multiúso e integrar os espaços da cozinha e da sala, antes divididos por uma parede. Muitas reuniões da Mesa & Cadeira são feitas ali, na beira do fogão. No trabalho, esse hábito de estar em volta da mesa ajuda a trazer para a empresa um clima “caseiro” e confortável (com direito a guloseimas e serviço de catering), para reuniões e imersões intensas que por vezes se estendem pela madrugada.

Mesa de trabalho

O modelo de negócio da Mesa & Cadeira segue dois caminhos: existem as mesas corporativas e as mesas independentes. As corporativas resolvem de maneira estratégica questões de empresas e clientes diversos, que vão de grandes portais de comunicação da web, até empresas como Natura e Fiat, trazendo soluções criativas e on-demand que são pensadas em conjunto por um grupo de especialistas cuidadosamente escolhidos para cada projeto. As mesas independentes são mais inspiracionais e funcionam no modelo de um workshop que une profissionais inovadores e participantes selecionados por meio de inscrições. Dois elementos-chave do sucesso do projeto são o fato de ele ser extremamente prático (o cliente precisa sair dali com um protótipo pronto) e de manter uma estrutura enxuta e intimista: cada mesa comporta no máximo 12 pessoas, para garantir um bom fluxo de trabalho.

Toda e qualquer decisão da Mesa & Cadeira, não importa o tamanho do cliente, é feita em apenas cinco dias.  As missões de cada projeto, de início, sempre parecem impossíveis: “Hoje em dia, quando eu vejo muitas dessas missões prontas, elas parecem ter chegado a um resultado óbvio. Mas quase sempre no começo de um projeto a gente lê a missão e pensa: não consigo fazer isso em tão pouco tempo! Mas fazer a mesa é lidar com esse frio na barriga, e quanto mais difícil o desafio, melhor o time que eu consigo montar”, explica.

Superconectada, ela conta com a tecnologia para organizar a vida pessoal e o trabalho. (Foto Flavio Teperman)

Mesa de casa

Em meio a uma série de desafios, não houve talvez um que fosse tão intenso quanto virar mãe. O primeiro filho, Samuel, chegou no mesmo momento em que nascia a empresa. “Eu trabalhei muito na gravidez. Fiz uma mesa na segunda-feira, comprei o colchão do berço no meio da semana e ele nasceu no sábado”, conta. O segundo filho, Martin, trouxe novos desafios, como equilibrar rotinas e dividir melhor o tempo. “Eu sempre tive uma clareza de que trabalho é muito parte da minha vida. Minha casa diz isso. Os meninos estão brincando na sala e eu estou trabalhando ali no computador… os espaços não são mais divididos. Eu sempre soube que eles iriam trabalhar muito junto comigo.”

Nesse ritmo acelerado de mãe e empreendedora, Bárbara se divide em muitas. Computador e celular ajudam a organizar as tarefas de casa, a estruturar agendas e a programar lembretes. “Sou superconectada. Eu tenho uma flexibilidade muito grande e posso decidir que um dia vou fazer day-off no trabalho, por exemplo, mas em vários outros termino de trabalhar às duas da manhã… eu não tenho muita rotina. Então uma bateria que acaba e pouco espaço para armazenamento podem virar um problema; eu sou uma acumuladora de imagens”, conta.

A mesa de casa, projeto do arquiteto Marko Brajovic, inspirou o nome de sua empresa, Mesa & Cadeira. (Foto Flavio Teperman)

A jornalista, que em 2007 ganhou o prêmio Jabuti pelo livro “Como Vivíamos Sem…”, onde traz um olhar divertido e leve sobre a história e a importância de muitos objetos essenciais em nossa vida hoje em dia, como a TV, o relógio e o telefone, faz uma reflexão importante sobre o papel que um smartphone ganhou em nosso dia a dia: “Meus filhos usam celular desde muito novos, eles falam todo dia com a minha mãe que mora em outro Estado pelo computador. A relação deles é muito boa graças a isso. Meus filhos, no futuro, talvez não fiquem mais olhando tanto para telas, mas certamente eles vão estar sempre conectados de alguma maneira”, conta.

 

Comunidade Motorola | Bárbara Soalheiro

 

 

POSTS RELACIONADOS

motostyle
arte

5 momentos em que a tecnologia brilhou na avenida

motostyle
geek

Assista: Hackathon Mod The Future Campinas