motostyle
esportes

5 tecnologias que mudaram o esporte nos últimos anos


Escrito por Motorola

A tecnologia transforma diariamente as nossas vidas; e com o esporte não é diferente. A cada dia que passa escutamos sobre uma novidade que melhora a performance do atleta, ou sobre alguma inovação que ajuda árbitros de práticas esportivas. Tem até coisa nova para aqueles que praticam esporte apenas por lazer.

O Hello Moto fez uma lista com cinco avanços tecnológicos que transformaram o universo esportivo nos últimos anos.

1. VAR (arbitro assistente de vídeo)

A novidade mais falada do ano abre a nossa lista. O VAR, ou árbitro assistente de vídeo, já é um grande conhecido em esportes como futebol americano e vôlei, mas foi ganhar mesmo a atenção do público em 2018, ao ser implementado no futebol, durante a Copa do Mundo da Rússia. Fora das quatro linhas do campo, três árbitros acompanham a partida através de diversos monitores de vídeo, e auxiliam o juiz principal analisando as jogadas. O VAR já ajudou juízes a reverterem decisões erradas, mas de vez em quando causa polêmica.

2. Materiais esportivos

A evolução dos materiais esportivos é constante. Alguns anos atrás, o algodão era usado na fabricação de camisetas para atletas. O tecido não era um bom aliado pois fica rapidamente encharcado. Atualmente, a maioria dos uniformes esportivos são feitos de tecido sintético, que, em alguns casos, ativam a microcirculação sanguínea e aceleram a evaporação do suor.

A bola de futebol da primeira Copa do Mundo era feita de couro e duas vezes mais pesada que a usada atualmente. As costuras foram substituídas por ligações térmicas.

As pranchas de surfe eram feitas de madeiras, pesavam cerca de 80 quilos, e tinha 4 metros de comprimento. Hoje em dia, o atleta pode escolher não apenas o tamanho da prancha, mas também o material utilizado. A escolha vai depender do tipo de mar e modalidade do surfista.

3. Próteses flexíveis para atletas paralímpicos

Nos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2018, na Coréia do Sul, assistimos a diversos atletas amputados praticando esqui e snowboard. Isso só aconteceu graças à evolução das próteses dos esportistas. Feitas de madeira até a década de 1970, elas hoje são desenvolvidas em plástico e fibra de carbono. Há próteses inclusive com articulação, trazendo flexibilidade e permitindo o competidor a fazer diversas manobras radicais.

4. Bandagem terapêutica

É normal ver atletas usando bandagens coloridas no corpo enquanto praticam esportes. Conhecida como Kinesio Tape, essas fitas funcionais preservam músculos, tendões ou ligamentos, e também estabilizam as articulações do esportista.

5. Aplicativos de smartphone para atividades físicas

A era dos smartphones trouxe um mundo de possibilidades dentro do esporte também. Existem milhares de aplicativos que auxiliam na prática de atividades físicas, seja com aulas ou medindo desempenho. Não tem mais desculpa de não ter tempo para ir à academia ou dar aquela corridinha. Basta entrar no Google Play Store do seu Motorola, buscar pela sua atividade favorita e pronto.

POSTS RELACIONADOS

hellocidades
hellopoa

Vila Flores: colaboração, arte e educação em Porto Alegre