Você já sentiu seus olhos cansados depois de muitas horas mexendo no seu smartphone? Aquela sensação de olhos ressecados, uma leve dor de cabeça ou tontura? Essas sensações e sintomas são cada vez mais comuns nos dias de hoje, nos quais o uso do aparelho é imprescindível mas muitas vezes exagerado.
O conceito phone-life balance, lançado pela Motorola, tem como objetivo estimular o uso consciente do smartphone. A ideia é que seu aparelho seja seu aliado, e não o contrário. Pensando nisso, listamos alguns exercícios para a vista desenvolvidos pela terapeuta ocupacional Tatiana Gebrael. São práticas simples, que podem ser incorporadas no dia a dia, e que farão a diferença para a saúde dos seus olhos.
Estimule a visão periférica
Olhar ao redor é um dos exercícios mais fáceis de estimular a visão periférica. Mexa no cabelo, abane as mãos em volta de sua cabeça ou simplesmente repare no que está à sua volta. Para não cansar a sua visão central, também é importante usar o smartphone em ambiente claro.
Pausas ao longo do dia
Tatiana recomenda uma pausa de cinco minutos a cada uma hora de uso do aparelho. Elas podem ser combinadas com os outros exercícios, sejam os de estimulação da visão periférica ou os de descanso. A terapeuta afirma que a prática aumenta o rendimento e a concentração. Uma dica para se lembrar das pausas é colocar um alarme em seu aparelho.
Olhar longe
Sempre que se lembrar, mude o foco de sua visão da tela para algum objeto longe. Quando estiver pensando antes de escrever uma mensagem ou e-mail, olhe para outro lugar. Quanto mais longe sua visão alcançar, melhor. Isso ajuda a exercitar a musculatura ocular e não cansá-la.
Cobrir os olhos com a mão
De acordo com Tatiana, o palming é um dos melhores exercícios para descansar a visão. Esfregue suas mãos para aquecê-las e cubra seus olhos fechados com elas em forma de concha, sem pressionar muito. O ideal é ficar nessa posição por aproximadamente seis minutos, mas qualquer tempo já ajuda a diminuir o cansaço visual.
Automassagem no rosto
A massagem é uma das práticas milenares no combate à dor muscular. Como o nossos olhos nada mais são do que músculos, ela é uma ótima forma de relaxamento visual. Aproveite aquele momento em que você assiste a um vídeo e massageie em volta de seus olhos, na testa e na mandíbula, usando sempre a ponta de seus dedos. Não pressione diretamente os seus olhos, apenas nas partes do seu rosto onde você sente desconforto.
Lembre-se de piscar
Parece algo tão óbvio, né? Piscar é o movimento natural que ajuda a hidratar os olhos. A tela do smartphone, quando usada em excesso, contribui com o ressecamento do músculo. Portanto, quando se lembrar, pisque rapidamente por alguns segundos para ajudar na hidratação.