#hellocidades

Oficinas de Fotografia na Casa #hellocidades


Escrito por Motorola

Para quem não quer perder nada do que vai acontecer na Casa #hellocidades, a gente preparou a lista de todas as oficinas de fotografia que vão rolar por lá de 26 de outubro a 17 de novembro. Vai ser um mês bem intenso, em que profissionais-referência em suas áreas vão dividir seu conhecimento e experiência com a gente. E o melhor é que é de graça e basta se inscrever! Então confira aqui a programação e também como fazer parte desses encontros e aprender muito.

Uma viagem do princípio da imagem até as técnicas contemporâneas, sem saudosismo e cheia de referências criativas e tendências para o futuro. Essa é a oficina que Ricardo Hantzchel, jornalista e fotógrafo profissional há mais de 30 anos, vai trazer para a Casa #hellocidades. Venha aprender com um profissional premiado, que teve suas fotos expostas em mostras no Brasil e na Itália e desenvolve o lindo projeto educacional chamado Cidade Invertida, levando educação por meio da linguagem visual para as periferias.

O Mídia Ninja já se afirmou como um dos principais canais de mídia independente do Brasil, e parte do sucesso do canal é de Rafael Vilela, um dos fundadores da iniciativa. Nesta oficina, Rafael vai falar sobre atuação colaborativa e como as imagens podem mobilizar a sociedade por meio das redes e novas tecnologias. Rafael trabalha buscando novos caminhos para a comunicação e novos modelos para o jornalismo desde o tempo de faculdade, e traz consigo uma bagagem impressionante de pensamento sobre modelos de criação colaborativa de conteúdo voltados para a informação contemporânea.

Esta oficina vai apresentar aos seus participantes o processo de preparação da imagem digital, desde o momento em que ela é capturada até a sua impressão em suportes museológicos, passando pelos processos de tratamento, preservação e permanência. Ou seja, vai mostrar como preparar seus melhores cliques para serem expostos em qualquer galeria do mundo. E quem vai contar tudo para a gente é Clicio Barroso, que está no universo da fotografia desde os anos 1970, já ganhou três vezes o prêmio Abril de Jornalismo na categoria fotografia. Hoje, ele trabalha com impressão de fineart e como fotógrafo para agências brasileiras e norte-americanas. Demais, não?

A criação de conceitos junto ao cliente para realização de editoriais e publicidade, passando pelos personagens, cenografia e iluminação, além do cuidado com o olhar de cada fotógrafo, são os temas dessa oficina imperdível com Paulo Vainer.

Paulo é um fotógrafo e diretor de filmes publicitários reconhecido como profissional multimídia. Trabalhou em NY nos estúdios de Steve Bronstein e Andreas Heiniger e, no Brasil, na Editora Abril. Em 1990 abriu seu próprio estúdio, tornando-se um dos principais fotógrafos de moda e publicidade do Brasil. Em 1991, como diretor de fotografia, atuou ao lado de alguns dos mais importantes nomes do cinema nacional, como Ricardo Van Steen, Walter Salles, Andrucha Wadingtton e Fernando Meirelles. Seu primeiro longa é de 2004, Noel, o Poeta da Vila, indicado para o Prêmio ABC, e 4 anos depois, Eu e meu guarda-chuva, pela Conspiração Filmes. Como diretor de cena, especializou-se em beleza, moda, carros, fazendo filmes para marcas como o Itaú, Volkswagen, Nike, Nestlé e Renault, entre outras.

A partir do projeto #everydaybrasil, que documenta o cotidiano do Brasil pelo olhar de diferentes fotógrafos, esta oficina vai tratar da criação de comunidades para a construção de projetos documentais coletivos. A responsável pelo conteúdo é Ivana Debértolis, curadora do Everyday Brasil desde 2014 e fotógrafa de diversos segmentos, como moda, editorial e gastronomia, desde 2004.

Não dá vontade de perder nada, né? Se você quer fazer parte de qualquer uma dessas Oficinas, é só se inscrever. Para isso, acesse o link.

Para saber mais da Casa #hellocidades, clique aqui. E se quiser, fique por dentro do que vai rolar nos Hello Talks e caminhada fotográfica.

Casa #hellocidades fica na Rua Fidalga, 184, Vila Madalena, São Paulo.

POSTS RELACIONADOS

motostyle
geek

5 apps para ouvir seus podcasts favoritos