motostyle
música

A primeira-dama da Rádio Rock


Escrito por Motorola

Ela tem uma das vozes mais reconhecidas do rádio em São Paulo, e já virou praticamente sinônimo da cobertura da cena rock nessa plataforma. Se você já sintonizou a 89,1 FM, a Rádio Rock, certamente sabe quem é Luka Salomão. A radialista e locutora faz parte da história da emissora desde o início e hoje sua trajetória se mistura com a história da rádio. Os fãs da programação 100% dedicada ao rock’n’roll da 89 já sabem: não existe Rádio Rock sem Luka.

E o contrário também faz todo o sentido, uma vez que grande parte da vida profissional da radialista aconteceu entre as salas e os estúdios do prédio na Avenida Paulista. Luka foi uma das pioneiras na cobertura de rock no rádio, e abriu caminho para muitas outras mulheres que vieram depois. O segmento, ela conta, ainda é muito masculino, mas é preciso enfrentar a barreira e se dedicar ao ofício: “Se uma menina tá a fim de ser locutora, de fazer rádio, o mais legal é focar 100%. Fazer aula, descobrir o que é legal de falar, o que não é, toda essa parte técnica. É a sua vontade que vai dizer se você tem futuro com isso ou não”, incentiva ela.

O cenário musical do rock, especialmente o nacional, não é lá muito amigável para as mulheres. A própria radialista relembra alguns nomes importantes ao longo da história da música – Janis Joplin, The Mamas & the Papas, Brenda Lee, Etta James, Alanis Morissette. “Mas ainda faltam mais mulheres no rock. No Brasil, quando se fala em mulheres, a gente sempre pensa em Rita Lee e Pitty. Elas são ótimas, mas são poucas”, diz Luka. As perspectivas, contudo, são mais animadoras: “Far From Alaska é o futuro”, ela dá a dica.

Mas nem só de rock vive a radialista. Na época em que a Rádio Rock saiu do ar, de 2006 a 2012, Luka partiu para a Midas Studios, do produtor Rick Bonadio, onde trabalhou com country, reggae e até sertanejo universitário. “Foi uma experiência de trabalhar com estilos tão diferentes, porque sempre ouvi só rock.” Mas é claro que seu estilo preferido também fez parte da rotina profissional. Na época, ela pôde trabalhar também com bandas como NxZero, CPM22 e Hateen, ainda no começo de suas carreiras.

E o que toca na playlist de alguém que convive com tanta música? Para Luka, “são as bandas que você ouve dos 16 aos 21 as que ficam pra sempre”. No caso da radialista, AC/DC, Skindred e Antrax são as principais. Para descobrir o que mais ela ouve é só dar play na seleção preparada especialmente para a Comunidade. \o/

Para acompanhar Luka Salomão na rádio, anote os horários de seus programas: Ramona 89, de segunda a sexta-feira, às 12h; Madrugada Insana, de segunda a sexta, a partir da meia-noite; 89 LifeStyle, às terças, 13h; e 89 Rock Fashion, às quintas, 13h.

POSTS RELACIONADOS