experiênciasmoto
tudo sobre seu moto

Acessibilidade no Android


Escrito por Motorola

Um dos maiores méritos da tecnologia é sua capacidade de atingir um grande número de pessoas e mudar suas vidas. Melhor ainda quando todos esses recursos podem ser acessados por quem tem necessidades especiais, de forma fácil e democrática.

Felizmente, o sistema operacional instalado nos smartphones da linha Moto tem uma série de recursos que possibilitam a acessibilidade. Na lista abaixo, apontamos alguns deles e mostramos como ativá-los. Todas as opções estão na seção “Acessibilidade” do aplicativo Configurar.

  1. Selecionar para ouvir

Acessível através do app Configurar, dentro da opção “Acessibilidade”, esse recurso facilita a vida tanto de quem tem dificuldade para visualizar os textos na tela, quanto para quem precisa ouvir uma receita quando se está cozinhando. O ícone fica disponível no canto inferior direito do seu display, e ao pressioná-lo você pode selecionar o conteúdo que gostaria de ouvir o feedback falado. 

  1. Talkback

Pessoas que têm uma deficiência visual tem nesse recurso uma forma de interagir com o smartphone através de um feedback em áudio. Na prática, ele descreve tudo o que seu dedo toca na tela, e te orienta em como gesticular para navegar. Um tutorial inicial é oferecido para que o usuário  aprenda os passos iniciais.

3. Ampliação

Sabe aquele gesto de tocar duas vezes numa foto para ampliá-la no app Fotos? Existe uma opção de acessibilidade semelhante, que permite dar um zoom em qualquer tela do sistema, com três toques rápidos. É necessário usar dois dedos para arrastar  a imagem e mover a tela, e o gesto de pinça (com o qual você já está habituado) para ajustar o zoom.

POSTS RELACIONADOS

phonelifebalance

A 1ª ligação de um celular faz 46 anos