hellocidades
hellobh

Arraial movimenta toda BH


Escrito por Motorola

Ainda dá tempo de aproveitar o Arraial de Belo Horizonte, veja o que fazer por lá

 

Era junho de 1979 quando o “Forró de Belô” reuniu grupos tradicionais de quadrilhas, brincadeiras e barracas de comidas típicas no centro de Belo Horizonte. Em 2019, o “Arraial de Belo Horizonte” tem uma programação especial, já que o evento que transformou BH em um dos destinos mais visitados do Brasil no mês de junho completa 40 anos.

Vários grupos de quadrilha da década de 1970 ainda estão ativos e marcam presença no concorrido “Concurso de Quadrilhas”, que conta com divisões de acesso e torcidas nas arquibancadas do desfile. “Faremos uma apresentação animada, com beleza e também politizada”, diz Jadison Nantes, diretor do pentacampeão “São Gererê”, grupo que se apresenta na Praça do Estação, dia 7 de julho. 

A descentralização é uma das marcas da festa. Os mais de 300 arraiais contemplam todas regiões da cidade. O Hello Moto esteve no arraial de Santa Tereza, bairro da zona leste, e conferiu as brincadeiras de pescaria, bingo, tiro ao alvo, entre outras, além, é claro, de experimentar um pouco da imensa variedade gastronômica.

Pescaria, uma das brincadeiras preferidas das crianças
Pescaria, uma das brincadeiras preferidas das crianças

 

Onde ir com tantas atrações?

Uma novidade é a 1º Mostra Arraial Gentileza, que expõe figurinos, artigos de decoração, fotos e vídeos das 4 décadas de história do evento no hall da prefeitura da capital. A exposição é gratuita e é uma boa dica para os atrasados, pois ela vai até o dia 28 de julho.

Pra quem quer se esbaldar nas comidas típicas, vale passar pela “Vila Gastronômica”, espaço nos arraiais onde os ganhadores do festival “Prato Junino” comercializam suas iguarias. O festival foi uma iniciativa que levou jovens que cursam gastronomia na cidade a criarem variações de pratos típicos da festa. Canjica branca, carne de sol, requeijão de raspa, queijo canastra, manteiga de garrafa, crispy de cebola e couve são os ingredientes da “Canjica do Sertão”, um dos pratos vencedores e que foi elaborado pelos estudantes Hugo de Jesus, Bruna Carvalho e Lívia Rodrigues Bandeira.

A atração mais aguardada do arraial é o show gratuito da cantora Naiara Azevedo. A dona do hit “50 reais” deve arrastar uma multidão para o centro da cidade no dia 30 de junho.

Ainda é tempo de curtir! Veja a programação completa em  http://www.arraialdebelohorizonte.com.br/

 

POSTS RELACIONADOS

motostyle
arte

Da fotografia tradicional para o mobile: o que mudou?

motostyle
geek

4 aplicativos para fazer desenhos animados