hellocidades
hellosãopaulo

Museu do Futebol: o registro do passado e as experiências do futuro


Escrito por Motorola

Fizemos um passeio pelo espaço que une a paixão pela bola com o uso da tecnologia

Pessoas vestindo camisas de times, bandeiras penduradas em janelas, adesivos de escudos colados em carros, flâmulas penduradas nas paredes de bares. Basta dar uma volta pelas ruas do seu bairro para encontrar provas do amor do brasileiro pelo futebol.

Mais do que uma grande paixão, o futebol é um elemento importante na construção cultural do nosso povo. Por isso, fomos conferir o que acontece quando o esporte transcende as quatro linhas e invade os museus. Mais precisamente o Museu do Futebol, espaço patrocinado pela Motorola que usa a tecnologia para contar a história da nossa arte com a bola nos pés.

No estádio mais importante de SP, a história se reescreve

Localizado sob as arquibancadas do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, o Museu do Futebol recebe seus visitantes com as paredes forradas de memorabília sobre o esporte.  

Nesse primeiro espaço, também é possível experimentar o snap Moto Gamepad, que transforma os aparelhos da família moto z em um console portátil completo e deixa os jogos de futebol muito mais dinâmicos e emocionantes.

Passado e futuro do mesmo lado do campo

Logo nas primeiras instalações do museu, uma imersão no registro histórico do futebol por meio da imagem e do som. É possível ouvir locuções de gols da época em que o esporte só podia ser acompanhado in loco ou nas estações de rádio. Já o registro em vídeo cobre as décadas posteriores até os dias de hoje com momentos célebres, eternizados pelas lentes das câmeras.

Se o audiovisual ainda estava engatinhando quando a bola começou a rolar, o rico registro de fotos dos séculos XIX e XX mostra o caminho de transformações que o futebol fez em nossa cultura.

Salão das Copas: uma ode à superação e à tecnologia

O espaço dedicado à Copa do Mundo é um dos mais impressionantes. Com torres de telas simulando o formato da taça mais desejada pelas seleções de todo o mundo, a instalação conta a história de todas as copas, sem deixar de contextualizar cada época e conquista.

Com uma porta de acesso às arquibancadas, essa parte do museu oferece a oportunidade do visitante fazer um registro dentro do estádio com a moto 360 camera, trazendo todo o ambiente do estádio para dentro do smartphone.

O passeio pelo museu deixa claro que o passado é um patrimônio e que a tecnologia é o meio mais rico de experimentar tudo de novo.

Uma experiência entre deuses e deusas do esporte

Exaltando os maiores nomes do futebol nacional, como Leônidas da Silva, Pelé e Ronaldo, o museu também inclui lances e homenagens às mulheres que brilharam no esporte. Marta e Formiga estão lá juntas a outros gigantes da bola.

Além de envolver os visitantes com sua forma de contar a história do futebol, o Museu te dá a oportunidade de testar seus conhecimentos e até mesmo suas habilidades com a pelota. A possibilidade da imersão torna o passeio mais rico e divertido.

Para terminar, uma espiadinha em um palco histórico

Além de visitar o museu, é possível conhecer as arquibancadas e o campo do Pacaembu, um palco histórico do futebol, que recebeu jogos da Copa do Mundo de 1950, além de centenas de clássicos locais que pararam a cidade de São Paulo.

O lugar é perfeito para tirar selfies e fotos, principalmente se o dia estiver bem bonito.

Se você mora ou está de passagem por São Paulo, não perca a chance de conhecer o Museu do Futebol. Faça seus próprios registros e compartilhe suas aventuras com o #hellocidades. Nos vemos por aí!

POSTS RELACIONADOS

hellocidades
hellobh

Minas de Minas: mulheres protagonizam movimentos artísticos de rua em BH