hellocidades
hellosãopaulo

Arte e tecnologia no FILE São Paulo


Escrito por Motorola

Conheça mais sobre o evento que traz novas experiências no mundo real e virtual

Já imaginou  ter a sensação de sair do próprio corpo e de viver por intermédio de um robô, tudo isso através da realidade virtual? Você pode viver essas e outras experiências parecidas na 19ª edição do FILE São Paulo (Festival Internacional de Linguagem Eletrônica). Com o tema “O corpo é o meio”, o festival faz uma alusão sobre percepções que o mundo real e virtual criam.

Pensando nas possibilidades que o conceito da virtualidade junto à arte podem trazer, o Hello Moto foi ao local com o moto z3 play em mãos para registrar o lado surpreendente do FILE.

Obra 'Polytope' da artista Ludmilla Rodrigues. Efeito usado: modo bokeh.
Obra ‘Polytope’ da artista Ludmilla Rodrigues. Efeito usado: modo bokeh.

Por dentro do File Festival

O FILE deste ano em especial busca discutir o antagonismo entre o virtual e o físico, tudo isso através da arte e da tecnologia. No total, são mais de 240 trabalhos de 38 artistas do mundo todo, sendo que 18 obras são instalações, cuja maioria possui realidade virtual. Há diversas obras que representam também o estado do nosso corpo e as sensações que podemos ter.

Na obra Light Pong o público é desafiado a interagir com um tapete para emitir pulsos de luz e som à outra pessoa que está na ponta.

Obra Light Pong dos artistas Håkan Lidbo, Max Björverud & David Åhrström. Efeito usado: cor em destaque.
Obra Light Pong dos artistas Håkan Lidbo, Max Björverud & David Åhrström. Efeito usado: cor em destaque.

A função do cinemagraph que utilizamos para registrar a obra alemã ViciousCircle, do artista Peter William Holde, pode mostrar uma nova percepção sobre a “dança de pernas” que era realizada por peças ciborgues. Congelando as pernas e os braços que estão no centro da obra, enxergamos até de uma melhor forma a movimentação dos membros ao lado.

ViciousCircle, do artista Peter William Holde. Efeito usado: cinemagraph

Ainda na mesma produção, só que com outros robôs, o time-lapse da câmera do moto z3 play deu mais leveza aos movimentos bruscos das peças. Isso trouxe um efeito mais sutil para este trabalho que demonstra brusquidão.

ViciousCircle, do artista Peter William Holde. Efeito usado: time lapse.

Para viver esse momento

O FILE São Paulo está acontecendo no Centro Cultural da Fiesp, em São Paulo. Com entrada gratuita, o festival permite que qualquer pessoa viva novas experiências relacionadas à arte e tecnologia.

Depois de ter uma prévia sobre como está sendo o festival, se aventure na capital paulista e explore as inúmeras possibilidades do FILE junto com o seu Motorola. Siga as hashtags #hellocidades e #hellosãopaulo para ficar por dentro de todas as novidades.

FILE São Paulo

De 4 de julho a 12 de agosto
Terça a sábado, das 10h às 22h
Domingo, das 10h às 20h

Classificação indicativa: Livre.

CENTRO CULTURAL FIESP
Galeria de Arte
Avenida Paulista, 1313

POSTS RELACIONADOS