motostyle
social

Bem-vindos ao Novembro Azul!


Escrito por Motorola

Se em outubro a cor rosa dominou todos os cantos do Brasil, chamando a atenção para a luta contra o câncer de mama, em novembro o azul se torna definitivamente a cor mais quente. Desde 2004, a Movember Foundation (o nome da fundação é uma flexão das palavras moustache – bigode, em inglês – e november) vem chamando a atenção com diversas atividades ao redor do mundo para as questões que tangem à saúde do homem, seja o câncer de próstata, o câncer testicular, a insânia mental, ou promovendo e incentivando mais atividades físicas. O movimento toma mais força ainda nessa segunda metade da década de 10, quando aproveita o movimento de desconstrução do que é ser homem e joga por terra preconceitos sobre cuidados com a beleza e a saúde versus a masculinidade.

No Brasil, o Instituto Lado a Lado pela Vida é o parceiro oficial da Movember Foundation e realiza, pelo quarto ano consecutivo, o Novembro Azul. A campanha, idealizada pela instituição, é referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência. Só em 2014, as atividades realizadas pela instituição no País orientaram e encaminharam mais de cinco milhões de homens aos mais variados tratamentos.

O bigode (moustache) é o símbolo da campanha de 2004. Nos últimos anos, além de peça criativa, virou acessório fashion para pessoas do mundo todo (imagem do Instituto Lado a Lado Ppela Vida / divulgação).

De símbolo de luta a adereço fashion

Em 2012, a Prostate Cancer Foundation of Australia resolveu inovar na campanha do Movember usando o símbolo do bigode como fonte de mobilização. Durante todo aquele ano, e principalmente no mês de novembro, várias empresas e entidades apoiaram a causa da instituição desenvolvendo produtos que ganharam as ruas e o coração de pessoas pelo mundo inteiro.

Colar de bigode (foto da Prostate Cancer Foundation of Australia / divulgação).

Vários produtos e aplicações do símbolo da campanha. As peças estão presentes na cultura pop desde 2012 (Prostate Cancer Foundation of Australia / divulgação).

Para 2015, no Brasil, a Fundação Lado a Lado pela Vida planeja uma série de ações, que ocorrerão em várias cidades do Brasil. Estão previstos Circuitos da Saúde, palestras em empresas para conscientizar os funcionários sobre a importância da prevenção, ações em estradas, estádios de futebol e locais públicos de grande circulação, além da iluminação de vários monumentos públicos de azul. O site http://www.novembroazul.com.br vai concentrar boa parte das ações online, entre elas uma série de vídeos do Dr. Drauzio Varella alertando sobre o câncer de próstata, sintomas e tratamentos.

Cartaz informativo do Instituto Lado a Lado pela Vida para o Novembro Azul (imagem divulgação).

A Comunidade Motorola apoia esta causa e espera um mês de muita prevenção e conscientização a todos. Aproveite e poste a sua foto com o bigode, símbolo da campanha,

e compartilhe com a hashtag #motofoto ou envie para o e-mail [email protected]

POSTS RELACIONADOS

motostyle
arte

Talento, arte e afeto em dobro

motostyle
geek

Vídeos e fotos divertidos com seu smartphone