5 projetos de financiamento coletivo que promovem acesso à tecnologia
Já faz algum tempo que as plataformas de financiamento coletivo ganharam espaço no ambiente online. Ajudando a promover projetos pessoais e coletivos em áreas diversas (artes, educação, esporte, entre outras), os sites de crowdfunding contam com uma grande variedade de projetos que envolvem inovações tecnológicas.
E já que esse é um dos temas favoritos do hub Hello Moto, decidimos fazer uma lista com vaquinhas online que merecem destaque pela maneira inovadora que se utilizam da tecnologia.
Educando por meio de sons e memórias
Financiado no juntos.com.vc, o Sonora usa música digital, cinema, narrativa e memória para criar uma ambiente de imersão. O projeto é uma experiência de transporte, de co-criação de imagens e sensações através da imaginação e construção coletiva de conhecimento.
As propostas do Sonora alcançaram jovens da Fundação Casa, escolas públicas, hospitais entre outros públicos e espaços da cidade de São Paulo.
Democratizando a tecnologia
Em busca de colaboradores no Benfeitoria, o Afreektech pretende democratizar o ensino de tecnologias a empreendedoras, jovens e meninas negras.
Braço educacional do Movimento Black Money, o projeto irá oferecer curso online de Modelagem e Negócio e presenciais de Marketing Digital e Programação para mulheres e meninas negras que em condições normais não conseguiriam custear seus estudos.
Projetando a várias mãos
Financiado via Catarse, o projeto Mão Dadas tem desenvolvido próteses junto a crianças portadoras de deficiências físicas.
Junto a uma equipe multidisciplinar e impressoras 3D, as crianças que utilizam as próteses ajudam a melhorá-las de acordo com suas experiências de uso. Essa colaboração tem como grande objetivo popularizar e baratear essa forma de inclusão.
Jogando por um ideal
Enquanto os e-sports não param de ganhar mercado e adeptos, gamers de todo o Brasil resolveram criar uma ponte entre mundo virtual e real.
Financiado por meio do Kickante, o Go For Gaming quer reunir a comunidade gamer para acabar com estereótipos e ajudar comunidades carentes. Graças à vaquinha online, 10 mil crianças serão contempladas por meio de programas de educação e cidadania.
Ficção científica com ares retrô
A estética 8 bits de games mais antigos tem sido amplamente usada como linguagem. E isso não se restringe ao universo dos games.
Financiado por meio do Catarse, o projeto é uma narrativa visual experimental. Seguindo o princípio de um RPG, a história conta as aventuras de um casal e seu porco de estimação explorando o espaço.
Curtiu os projetos selecionados? Eles trazem um panorama diverso da utilização de tecnologias em projetos artísticos e sociais e provam que uma boa ideia pode encontrar seus apoiadores no mundo online.