hellocidades
hellosãopaulo

Mamma mia: um roteiro italiano em São Paulo


Escrito por Motorola

A herança italiana é bastante presente em São Paulo. As festas com feiras gastronômicas preenchem praticamente todo o calendário anual da cidade, além dos institutos culturais italianos que trazem um repertório rico sobre o país.  

Para ninguém ficar perdido, fizemos um roteiro com as coisas mais legais para visitar que você não pode deixar de conhecer. Programe-se para viver o calor italiano pelas ruas de São Paulo! 

 

Bixiga

O bairro do Bixiga, localizado na região central de São Paulo, é famoso por abrigar um grande número de cantinas tradicionais italianas. Formado por imigrantes italianos, o bairro preserva bastante essa cultura, que além da culinária ser o forte, também está presente na arquitetura com os sobrados antigos e o comércio local.

 

 

Festa da Achiropita

Em agosto, o Bixiga realiza a festa italiana mais tradicional do Brasil. A Festa da Achiropita é uma homenagem à santa italiana padroeira do bairro. Durante todo o mês, a Festa da Achiropita lota as ruas 13 de Maio, São Vicente e Luís Barreto com barracas de comidas típicas italianas. Muita massa, molhos, fogazza, polenta, doces, vinho e muita gente movimentando o bairro. Vale a pena prestigiar a festa! 

 

 

Rua Avanhandava

Revitalizada em 2007, a Rua Avanhandava ganhou uma nova cara e um novo ar, trazendo um clima romântico no centro de São Paulo. A reforma foi inspirada nas ruas européias, principalmente nos moldes italianos. Reserve uma noite para conferir os atrativos da rua, ponto de referência gastronômico e de entretenimento. 

 

 

 

Museu da Imigração e Instituto Italiano di Cultura

O Museu da Imigração fica no bairro da Mooca e tem agenda cheia com eventos e cursos durante todo o mês. Você pode visitar as exposições e conhecer mais sobre a história dos povos imigrantes, principalmente os italianos que contribuíram bastante para a formação do Brasil. 

Para conhecer e aprender um pouco mais sobre a cultura italiana, vale a pena visitar também o Instituto Italiano di Cultura, que fica na Avenida Higienópolis. Agora nesta temporada, o instituto traz em sua programação de eventos três exposições diferentes, mostra artística, Festival Cinema de Inverno e o Ciclo de Música de Câmara. Não perca!

 

 

Curtiu as dicas? Então, aproveite e fique por dentro do calendário anual das festas italianas em São Paulo:

 

Festa de Nossa Senhora de Casaluce 

Abrindo as comemorações, a Festa de Senhora de Casaluce acontece aos finais de semana de abril e maio, na Rua Caetano Pinto, no Brás. 

 

Festa de São Vito 

Entre junho e julho, é a vez da Festa de São Vito, na Rua Fernandes Silva, no Brás.

 

Festa de San Gennaro 

Para fechar o ciclo de festas italianas, a Festa de San Genaro acontece entre setembro e outubro, na Rua San Gennaro e Lins, na Mooca.  

POSTS RELACIONADOS

hellocidades
hellopoa

Festival Porongos celebra jovens artistas negros de Porto Alegre