Você sabe quem é Tim Burton? Não? Ele é um diretor e roteirista de cinema que, entre muitos outros filmes, dirigiu Edward Mãos de Tesoura, O Estranho Mundo de Jack e os remakes dos clássicos A Fantástica Fábrica de Chocolate e Alice no País das Maravilhas.
Aposto que ficou mais claro agora. Se você já conhecia o diretor e acompanha a sua carreira, ou não o conhecia, mas se interessou em descobrir mais, saiba que em breve chegará a São Paulo uma exposição sobre o seu trabalho.
Para fazer um aquecimento do que está por vir, separamos quatro grandes momentos e cinco grandes filmes da carreira de Tim Burton. O primeiro dos momentos de destaque do diretor foram os curtas e as animações.
Tudo começou em 1971, quando ele dirigia seu primeiro curta de animação, The Island of Doctor Agor. Este e outros de seus trabalhos chamaram a atenção da Disney, que o contratou para filmes como O Cão e a Raposa e O Caldeirão Mágico.
E foi a partir daí que surgiu a ideia de criar O Estranho Mundo de Jack. Outra etapa importante da carreira do diretor foram os clássicos da sessão da tarde. O primeiro deles, Os Fantasmas se Divertem, foi em 1988 e, a partir daí, a sequência de sucessos só aumentou.
Com seu visual único e sombrio, seus filmes sempre atraíram todos os públicos. E entre as obras de maior destaque desta fase estão: Batman, Batman O Retorno, Marte Ataca! e Edward Mãos de Tesoura, primeiro filme com aquele que se tornaria um dos seus maiores parceiros, Johnny Depp.
A parceria dos dois é tão longa e tem tanto sucesso que é difícil imaginar um filme dirigido por Tim Burton sem o ator representando um papel estranho e comicamente sombrio. Ao todo, os dois fizeram oito filmes juntos, inclusive rendendo a Johnny Depp um Globo de Ouro de Melhor Ator em Comédia ou Musical e uma indicação ao Oscar.
Para concluir esses momentos, que também servem de linha do tempo deste grande diretor, só falta falarmos das novas roupagens de clássicos do cinema e da TV. Entre eles, A Fantástica Fábrica de Chocolate, Alice no País das Maravilhas, O Planeta dos Macacos e Sombras da Noite, que foi baseado na série de mesmo nome que foi ao ar entre 1966 e 1971 na televisão norte-americana.
Todos eles foram grandes sucessos de bilheteria e aclamados pelo público que reviveu aqueles clássicos. Se já era impossível não conhecer Tim Burton com os quatro filmes que citamos lá no começo, imagine agora, depois de tantos sucessos.
A exposição O Mundo de Tim Burton será realizada no MIS (Museu da Imagem e do Som) em São Paulo, de 4 de fevereiro a 5 de junho de 2016. Toda terça-feira a entrada é gratuita, mas chegue cedo, pois serão distribuídas senhas na bilheteria do museu.