hellocidades
hellopoa

Porto Alegre vegana: 4 lugares para quem dispensa carne e derivados do leite durante as refeições


Escrito por Motorola

A capital gaúcha pode ser um paraíso vegano, veja nosso roteiro 

Mesmo que o churrasco seja uma marca registrada dos gaúchos, os estabelecimentos de culinária vegana em Porto Alegre ganham cada dia mais adeptos. E tem opções para todos os momentos do dia: na hora de tomar um café, fazer um lanche, almoçar ou mesmo aquela pizza para chamar pelo delivery à noite. Tudo sem nenhum ingrediente de origem animal. 

Conhecemos quatro lugares badalados para quem dispensa carne e laticínios durante as refeições. Nossa principal constatação foi: a culinária amiga dos animais caiu no gosto dos porto-alegrenses, sejam eles veganos ou não.

 

  1. RAW

Como o nome em inglês sugere, o RAW põe em prática os princípios da alimentação viva nos seus pratos — ou seja, as misturas são criadas a partir de ingredientes crus. Aberto do café da manhã ao lanche da tarde, a culinária do RAW parte do uso de comida orgânica, livre de carnes, laticínios, açúcar, soja e outros aditivos. 

Baseada em alimentos frescos e na preservação do valor nutricional de cada coisa que vai ao prato, é o lugar ideal também para pessoas com intolerância ao glúten e lactose. O destaque vai para os coloridíssimos menus de almoço e o imperdível cake de frutas vermelhas. Não deixe de pedir um café com leite de amêndoas para acompanhar.

 

Aberto das 8h30 às 17h20, almoços servidos das 11h30 às 15h. 

Onde fica: Tomaz Flores, 144 – Bom fim

No Donna Laura, o cardápio foi mudando até se tornar totalmente vegan
No Donna Laura, o cardápio foi mudando até se tornar totalmente vegan

 

  1. Donna Laura

O Donna Laura nasceu como uma lanchonete convencional de doces e salgados no Centro Histórico de Porto Alegre. Ao longo dos anos, sofreu uma transição vegetariana, pela mudança de alimentar da própria dona Laura e seu filho Rafael Barcelos Bustos, hoje à frente do negócio. 

Desde 2017 é um empreendimento totalmente vegano, dos insumos culinários aos produtos de limpeza. Segundo Rafa, o veganismo em Porto Alegre está “bonito de ver”. “O veganismo está crescendo muito em Porto Alegre, é uma das capitais que mais se destaca neste sentido. Vejo pessoas que eu jamais imaginaria que poderiam mudar de hábitos considerando o veganismo”, afirma.

Aberto de segunda à sábado, a partir das 9h30. Nas segundas e quartas, até às 19h30. Nas terças e sextas-feiras até 22h, com noite especial do hambúrguer. Aos sábados, até às 15h.

Onde fica: R. Cel. Fernando Machado, 1164 – Centro Histórico

Rafael é vegano por ativismo. Com seu estabelecimento, leva adiante a mensagem
Rafael é vegano por ativismo. Com seu estabelecimento, leva adiante a mensagem

 

  1. Fermentô

Especializada em pizzas feitas a partir de produtos orgânicos e vegetais, a Fermentô Pizzaria muda de cardápio a cada semana, conforme os ingredientes da feira. Com massas de fermentação natural, os queijos veganos feitos à base de castanhas e sementes que acompanham a pizza são um show à parte. Para completar a proposta, o delivery é feito de bike. 

Aberto de quinta a domingo, das 18h às 22h. 

Onde fica: Av. Venâncio Aires, 02, esquina com a José do Patrocínio – Cidade Baixa

No Estômago, público de todas as idades aprova as iguarias
No Estômago, público de todas as idades aprova as iguarias

 

  1. Estômago Café Vegano

A casa charmosa no bairro Rio Branco serve almoço executivo, além de cafés, tortas e salgados. “Nosso público é 80% vegano e vegetariano, e 20% não”, comenta a gerente Lídia Fraguas. Com uma decoração elegante e ambiente calmo, o andar de cima é ideal para quem gosta de trabalhar em cafés ou fazer pequenas reuniões. 

E a preocupação com o mundo vai além do veganismo. Recentemente, o local adotou uma postura de redução de quantidades, para evitar o desperdício. “A pessoa recebe uma porção menor e pode repetir conforme desejar. Assim diminuímos o descarte dos alimentos que ficavam no prato”, explica. Se passar por lá, não deixe de experimentar a coxinha de jaca verde, queridinha da maioria dos clientes,  e o brownie com calda de morango, sorvete de banana e leite de côco. 

Abre das 12h às 20h.

Onde fica: R. Miguel Tostes, 275 – Rio Branco

As sobremesas do Estômago não ficam atrás de nenhum doce convencional
As sobremesas do Estômago não ficam atrás de nenhum doce convencional

 

Veja mais opções de restaurantes veganos e vegetarianos de Porto Alegre aqui.

POSTS RELACIONADOS

motostyle
música

Meu nome é GEO, você quer interagir comigo?