O espaço para convergência e experimentação artística busca ampliar o acesso à arte
Localizado num lindo casarão de 1938, no bairro do Espinheiro, no Recife, a maumau é um oásis em meio aos prédios da região. Cercada de árvores, a galeria é dividida entre ateliês, residência e espaços livres voltados para a arte.
O Hello Moto, dentro do projeto #HelloCidades, foi até lá conhecer um pouco mais sobre o projeto.
Convergência artística
A principal característica da maumau é ser um espaço de convergência entre as mais diversas linhas artísticas. O foco são as artes visuais, mas acaba abrigando também outras linguagens, como teatro, dança, ioga, litogravura e o que mais for surgindo.
“Temos nossa galeria com artes visuais, performances, projetos audiovisuais e experimentos de som, além de residência artística e um projeto educacional para crianças”, conta Irma Brown, idealizadora e gestora do espaço.
Mãe de uma criança de 1 ano, ela tem pensado cada vez mais em atividades que integrem pais e filhos. Foi assim que surgiu o Mamas Bar, um espaço de acolhimento gerido por mulheres e que tem atividades voltadas para crianças. “Queremos que as mães possam almoçar tranquilas aqui sabendo que as crianças estão num local seguro”.

Outra iniciativa interessante do espaço é a horta comunitária, que funciona como um laboratório para práticas colaborativas e sustentáveis.
Democratização
A maumau ainda é vista como um espaço alternativo na cidade, mas Irma afirma que vem tentando mudar esse rótulo.
“Aqui é um espaço muito frequentado por artistas, estudantes e produtores, pessoas que já transitam pelo meio artístico. Mas a gente tem uma produção aqui que poderia atingir muito mais pessoas. A ideia é ampliar cada vez mais esse público e ter um espaço que seja mais contemplado pela diversidade de fato. O nosso papel é estar atento e abrir espaço para novas parcerias que interfiram de uma forma positiva para a cidade”.
Acompanhe a programação da maumau através do site. E não deixe de acompanhar as tags #HelloCidades e #HelloRecife para conhecer mais maneiras de se reconectar com a capital pernambucana.